Em média, portugueses planeiam gastar 22 euros por prenda
Este Natal, a pandemia de COVID-19 poderá levar os portugueses a uma maior contenção no valor das prendas oferecidas. De acordo com o estudo Observador Cetelem Natal 2020, os inquiridos estimam gastar, em média, 22 euros por presente, o que representa uma descida de 16 euros face a 2019. Pretendem ainda presentear, em média, cinco pessoas, menos uma que no ano anterior.
O estudo do Observador Cetelem procurou ainda saber que tipo de presentes querem os portugueses receber neste Natal. Os artigos de roupa e acessórios de moda continuam a encabeçar a lista de desejos (34%), mas o destaque vai para a categoria de produtos culturais (28%), que cresceu 14 pontos percentuais em relação a 2019. Também os artigos de maquilhagem e perfumes (27%) estão no topo da lista, seguindo-se os relógios/jóias e bebidas (16%). «Por outro lado, as prendas monetárias, que no ano de 2019 estavam no top 3 de desejos, este ano são mencionadas por apenas 12% dos portugueses», conclui o estudo.
Em sentido contrário, ou seja, entre os presentes que os inquiridos vão oferecer, encontram-se o vestuário (50%, mas com uma quebra de 23 p.p. face a 2019), brinquedos (47%), vinhos e outras bebidas (45%) e produtos culturais (30%).
Apesar dos constrangimentos relacionados com a pandemia, a maioria dos inquiridos (60%) mantém a intenção de realizar as suas compras de Natal nos centros comerciais – registando-se ainda assim uma descida de 16 p.p. face a 2019 – e em super/hipermercados (41%). Apenas 10% demonstra a intenção de recorrer ao e-commerce para fazer as compras de Natal.
O inquérito do Observador Cetelem Natal 2020 foi realizado pela consultora Nielsen e teve por base uma amostra representativa de 600 indivíduos residentes em Portugal Continental, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 74 anos. As entrevistas foram realizadas por telefone entre 5 e 10 de Novembro.