Em 2025, metade dos portugueses será ambientalmente consciente

O estudo da Kantar sobre sustentabilidade, “Worldpanel Division, Who Care Who Does”, estima que, em 2025, metade da população portuguesa será ambientalmente consciente (Eco-Active), estando acima da média europeia e global, que serão 47% e 36% da população, respectivamente.

Este estudo concluiu que 25% dos lares portugueses estão altamente preocupados com o ambiente e tomam acções no sentido de reduzir o seu desperdício. Este grupo cresceu 6% relativamente a 2020, correspondendo a 27% em valor gasto no total de FMCG (Fast Moving Consumig Goods), ou seja, 3,5 mil milhões de euros.

De acordo com a pesquisa, os Eco-Considerers (48% dos lares portugueses) são compradores que estão preocupados com o ambiente e estão a tomar algumas medidas para reduzir o seu impacto. Já os Eco-Dismissers (28% dos lares portugueses) apresentam-se como compradores que têm pouco ou nenhum interesse pelo ambiente e não tomam medidas para reduzir o desperdício.

A Kantar pediu também aos consumidores portugueses para identificarem as suas maiores preocupações relativamente à sustentabilidade. As cinco mais mencionadas são: alterações climáticas (45%), escassez de água (36%), poluição da água (36%), desperdício da água (30%) e resíduos plásticos (30%).

Neste seguimento, e com muitas marcas a focarem-se na sustentabilidade, os inquiridos elegeram também aquelas que consideram mostrar uma maior preocupação com o ambiente. As dez eleitas foram: Nestlé, Delta, Natura, Skip, Coca-Cola, Garnier, Nespresso, Renova, L’Oreal e Compal.

«As marcas e categorias que actualmente actuam de forma ativa em termos de sustentabilidade serão beneficiadas no futuro próximo, ao passo que as marcas e categorias que “sub-actuam” no grupo de compradores mais consciente poderão vir a enfrentar uma grande perda à medida que a população muda. Conquistar os Eco-Actives demora tempo e, por isso, é urgente começar a agir para beneficiar no futuro», afirma, em comunicado, Andreia Carvalho, Client director & Expert Solutions da Kantar, Worldpanel Division.

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