As tendências que vão moldar o marketing e influenciar a ligação entre marcas e comunidades, segundo o Tik Tok

O TikTok apresenta o “What’s Next Report 2025”, o quinto relatório anual que identifica as tendências-chave que irão moldar o marketing e influenciar a ligação entre marcas e comunidades no TikTok no próximo ano e que pretende oferecer aos profissionais insights sobre os desejos e necessidades das pessoas.

O estudo destaca a forma como marcas e criadores irão trabalhar em conjunto para definir novas formas de ligações e interações, capazes de impactar positivamente os movimentos culturais. Foca-se nas tendências mais impactantes e sustentáveis, chamadas de Sinais de Tendência, identificados como:

  1. Fusão de Marca
  2. Osmose das Identidades
  3. Catalisadores de Criatividade

Estes sinais refletem os modelos de conteúdo em evolução, destacando comportamentos e interesses emergentes. As marcas podem basear-se nestas normas para criar estratégias de storytelling eficazes e orientadas para o futuro.

“Em 2024, vimos as marcas ultrapassarem limites criativos, explorarem tendências e conectarem-se com as suas comunidades de formas poderosas, mas 2025 promete levar isso ainda mais longe”, afirmou Sofia Hernandez, Global Head of Business Marketing for TikTok.

“As oportunidades de contar histórias criativas no TikTok são infinitas, e este ano as marcas e os criadores irão juntar-se para continuar a moldar a cultura, despertar novas ideias e acelerar o crescimento dos negócios ao tocar diretamente no que é importante para a comunidade do TikTok.”

Fusão de Marca

Em 2025, a autenticidade será mais essencial do que nunca no TikTok. Sendo esta uma plataforma dedicada a partilhar e aprender informações fiáveis, as marcas estão a descobrir cada vez mais o valor de colaborar com diversos criadores, desde os avaliadores de nicho até aos perfis mais conhecidos e dinâmicos. Ferramentas como o Creator Marketplace do TikTok, a plataforma oficial para colaborações entre marcas e criadores, facilitam estas parcerias.

Em vez de depender de um único criador, as marcas podem agora conectar-se às suas comunidades em larga escala, alcançando públicos únicos e criando um storytelling autêntico. De facto, dois em cada três utilizadores do TikTok afirmam gostar quando as marcas colaboram com uma variedade de criadores (1).

A integração de códigos personalizados e ofertas exclusivas amplifica ainda mais este alcance, permitindo às marcas estabelecer ligações impactantes e personalizadas, enquanto impulsionam os resultados empresariais.

Não se trata apenas de trabalhar com vários criadores, mas também de se posicionar na plataforma de forma autêntica através de conteúdos.

Cerca de 40% dos utilizadores valorizam marcas que demonstram a sua personalidade (2), enquanto 45% consideram uma marca relevante quando esta mostra que compreende as suas necessidades (3). O Creative Exchange do TikTok facilita colaborações estratégicas com criadores especializados em nichos específicos, tornando as ligações com o público ainda mais significativas.

Osmose das Identidades

O TikTok está a construir uma plataforma inclusiva e empática, onde 81% dos utilizadores afirmam que o TikTok os ajuda a descobrir novos temas e tendências de que não sabiam que gostavam (4). Para além da autenticidade dos conteúdos, para criar uma relação genuína, as marcas devem encontrar as suas comunidades onde estas estão e partilhar conteúdos reais e não “alterados”, como entrevistas de rua, bastidores ou conteúdos que fomentem a reflexão.

Desta forma, as marcas inspiram mais confiança, enquanto encorajam e envolvem a comunidade. Cerca de 40% dos utilizadores do TikTok encontram mais relevância em marcas que mostram a sua personalidade (2), enquanto 45% consideram a relevância de uma marca associada ao sentimento de serem compreendidos (3).

O TikTok está também a redefinir as conversas sobre temas importantes como o feminismo, as finanças e o bem-estar. 72% das utilizadoras confessam que é fácil criar ligação e partilhar experiências de vida comuns na plataforma, mesmo entre desconhecidos. Assim, as marcas podem promover lealdade ao participar na celebração do “femininomenon” do TikTok, colaborando com utilizadoras, apoiando os utilizadores masculinos e promovendo a solidariedade feminina e o autocuidado, aproveitando comunidades como #WomenInSTEM no TikTok.

50% dos utilizadores de plataformas sociais e de vídeo acredita que conteúdos culturalmente relevantes mostram experiências e estilos de vida autênticos de pessoas semelhantes a eles (6).

Catalisadores de Criatividade

A inovação criativa está no centro da experiência TikTok. Desde o uso de Inteligência Artificial para criação de roteiros com o Symphony Assistant até à experiência de novos formatos como Image Ads, as marcas têm à disposição ferramentas poderosas para criar conteúdos envolventes e acompanhar as tendências em constante evolução.

Os utilizadores do TikTok têm 1,4 vezes mais probabilidade de adotar IA generativa em anúncios, destacando este entusiasmo crescente (7), enquanto 76% dos utilizadores apreciam um mix de imagens e vídeos em anúncios (8).

O feedback ativo da comunidade, encorajado por 68% dos utilizadores (9), e ferramentas como o Insights Spotlight permitem às marcas inovar em conjunto com os consumidores, transformando-os de meros espetadores em participantes ativos no desenvolvimento de produtos e no storytelling.

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