Efacec quer carregar carros eléctricos à escala mundial

logo_efacec_O grupo eléctrico nacional Efacec pretende apostar na criação de infra-estruturas de carregamento rápido para veículos movidos a electricidade, numa altura em que a indústria automóvel lança os primeiros carros eléctricos. Ser um dos principais actores neste mercado é o objectivo da empresa. Em declarações à Lusa avançadas pelo económico OJE, o presidente executivo do grupo Efacec, Luís Filipe Pereira, afirmou que a companhia se quer posicionar «como uma das primeiras empresas fornecedoras de infra-estruturas de carregamento rápido para veículos eléctricos a nível mundial». O desafio será apresentado no Congresso das Exportações, que decorrerá amanhã, em Santa Maria da Feira, organizado pela AICEP Portugal Global.

Em desenvolvimento está «a tecnologia para o carregamento rápido do veículo eléctrico, que é algo que pode ser exportado», afirmou o presidente executivo do grupo, desvendando «um acordo com a Nissan e com a Renault para os carregadores, mesmo fora de Portugal».

Juntamente com a Salvador Caetano, a Efacec integra ainda o consórcio para o primeiro autocarro eléctrico produzido em Portugal, num investimento de quatro milhões de euros. O primeiro protótipo estará concluído no final de Fevereiro, estando o início do transporte de passageiros previsto para Abril.

A Efacec está também a desenvolver tecnologia específica, em parceria com a EDP, para a gestão da rede eléctrica, revelou Luís Filipe Pereira.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...