EDP Renováveis incrementa resultados líquidos em mais de 100%

edpA EDP Renováveis (EDPR) atingiu, no primeiro semestre deste ano, resultados líquidos de 90 milhões de euros. Um crescimento de 109% relativamente aos 43 milhões de euros registados no período homólogo do ano anterior, avança o Jornal de Negócios.

As receitas da EDPR cresceram em 18% para 547 milhões. Já o EBITDA atingiu os 409 milhões de euros, num incremento de 19%.

O aumento da actividade foi o eixo que ditou o crescimento dos resultados da empresa, uma vez que neste semestre foram instalados 486 MW, correspondente a 60% do total da nova capacidade prevista para este ano. Também a produção de electricidade aumentou em 27%, o que deu azo a um aumento da capacidade e à melhoria do factor de utilização para 32%.

A pesar nas contas, por sua vez, esteve o decréscimo de 6% no preço médio de venda da energia produzida, provocado pela desvalorização do dólar e pelo maior peso relativo da produção dos EUA vendida a preços abaixo do preço médio de carteira. De facto, a queda do dólar impactou negativamente o EBITDA em 9,2 milhões de euros.

A potenciar os lucros surge ainda o facto de a empresa ter vendido a sua participação na espanhola SEASA no mesmo semestre, resultando em benefícios de 6,6 milhões de euros.

No final de Junho a EDPR respondia por uma dívida líquida de 3,28 mil milhões de euros, mais 437 milhões de euros face ao final do ano passado.

Os resultados financeiros, por sua vez, foram agravados em 10% face ao mesmo período do ano anterior, afigurando-se como negativos em 98 milhões de euros. Tendo a empresa cortado no investimento no primeiro semestre, este registou uma quebra de 59%, totalizando 345 milhões de euros, em grande parte devido «à desaceleração do crescimento de capacidade planeada para 2011», afirma a empresa em comunicado.

Artigos relacionados