EDP Live Bands: sai Comercial, entra Antena 3
A quarta edição do EDP Live Bands arrancou, ontem, com novos parceiros. Aos já veteranos Everything is New e Sony Music, juntam-se a Fnac, que já acompanhou a iniciativa na sua primeira edição no Brasil, revista Sábado, RTP e Antena 3. O concurso de bandas de garagem diz, desta forma, adeus à Blitz e Rádio Comercial.
A edição deste ano do evento conta ainda com um novo conceito de comunicação: “As paredes não têm ouvidos”. O objectivo é alertar as bandas para o facto de as paredes das garagens onde ensaiam não os conseguirem ouvir e, portanto, não serem elas a promover o seu trabalho.
As candidaturas estão abertas a bandas amadoras de todas as áreas musicais. Na apresentação da edição deste ano, Álvaro Covões, fundador da Everything is New, referiu que ambiciona «descobrir os futuros Xutos & Pontapés».
Os vencedores terão direito a subir ao palco do Nos Alive, em Portugal, e do Mad Cool, em Madrid, além de gravar o primeiro álbum com a Sony Music. Cada um dos novos parceiros irá também acompanhar a banda vencedora através de divulgação. A Fnac, por exemplo, vai assegurar quatro showcases nas suas lojas.
A grande final deste ano acontecerá a 19 de Maio, na LXFactory, em Lisboa, com as oito melhores bandas a pôr à prova o seu talento. No ano passado, os Them Flying Monkeys saíram vencedores, estando já marcado o lançamento do disco “Golden Cap” para o próximo dia 10.
A segunda edição do EDP Live Bands Brasil tem início para a semana. No ano passado, registaram-se mais de 1400 bandas inscritas, tendo vencido os Soulvenir.