EDP, Galp Energia e Pingo Doce são as mais valiosas
A EDP, a Galp Energia, Pingo Doce, Caixa Geral de Depósitos Banco Espírito Santo, Continente, Banco Comercial Português, TAP, Jerónimo Martins e Grupo Mota-Engil são as 10 marcas portuguesas mais valiosas. Estas marcas lideram o ranking do “Top 30 Most Valuable Portuguese Brands 2014 ”, um estudo da consultora Brand Finance que este ano avaliou 144 marcas portuguesas, resultando no ranking das 30 marcas portuguesas mais valiosas.
A EDP é a marca mais valiosa em Portugal. O seu valor aumentou cerca de 11%, em relação ao estudo de 2013. Em termos de índice de força de marca, viu o seu rating reforçado de AA para AA+, e viu aumentar o valor de marca em 2014, tendo este ano ultrapassado a barreira dos 3 mil milhões de dólares (3.143 mil milhões de USD). Este resultado também permite que a EDP seja a única marca portuguesa a integrar este ano, os rankings das 500 marcas mais valiosas a nível mundial (Estudo Brand Finance Global 500).
Em relação à força das marcas, destaque para o Banco Espírito Santo que é a marca mais forte do ranking, com um rating de AAA-. BCP, BPI e ZON apresentam este ano o mesmo índice de força de marca que a EDP (AA+). «O índice de força da marca revela a consistência da marca junto dos seus stakeholders e não tem que ser necessariamente a marca mais valiosa», explica João Baluarte, partner da Brand Finance Portugal e um dos coordenadores do estudo em Portugal.
«Este ano, verifica-se uma valorização positiva da maiorias das marcas portuguesas mais valiosas em consequência do nível de risco associado à economia portuguesa que é menor hoje do que há um ano. Aliás nos últimos anos, verificámos uma tendência de desvalorização, muito embora a força e a representatividade das marcas não tenha sido negativamente afectada.»
Conheça em detalhe a valorização de cada uma das 30 marcas portuguesas neste documento. (Portugal Top 30 2014 Press)