EDP: Expandir a rede de mobilidade eléctrica em Portugal

A EDP e os CTT anunciaram a instalação de mais de 500 pontos de carregamento privado para veículos eléctricos, num total de 110 regiões localizadas em Portugal Continental e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. O objectivo destas duas empresas passa por criar uma rede ampla de fornecimento de energia para os mais de 700 veículos eléctricos e híbridos do sector logístico nacional.

Estes pontos de carregamento da EDP Comercial estão a ser instalados em zonas de utilidade estratégica para a actividade dos CTT, que incluem, naturalmente, armazéns, lojas e centros de distribuição. Para este efeito, foram criados hubs de mobilidade eléctrica nestes locais, e será feita a monitorização permanente dos carregamentos e da potência disponível através de uma plataforma digital, assim como a gestão da rede de carregamento.

«Esta rede de carregamento deve estar completamente instalada até ao segundo trimestre deste ano e comprova o empenho dos CTT em reduzir a sua pegada de carbono e da EDP em garantir as melhores soluções para a transição dos seus clientes», revela a empresa energética.

PARCERIA ESTRATÉGICA

Com mais de 700 veículos sustentáveis, na sua maioria totalmente eléctricos, os CTT estão comprometidos em manter o caminho da descarbonização, com metas bem definidas: operar com 50% de veículos eléctricos até 2025 e 100% até 2030. Para isso, a empresa portuguesa de distribuição de correio vê a EDP como o parceiro ideal para garantir que as actividades rodoviárias utilizem 45% de veículos sustentáveis até ao final desta década.

A EDP Comercial também tem investido, significativamente, na aceleração da mobilidade eléctrica em Portugal, «desenvolvendo soluções de carregamento privado e sendo parceira de empresas de todas as dimensões e sectores de actividade, para facilitar a sua transição para frotas eléctricas». No que diz respeito ao carregamento público, a empresa energética tem contribuído para o desenvolvimento de uma rede nacional cada vez mais diversa, contando com uma rede de mais de 2400 pontos de carregamento contratados num total de 180 municípios, espalhados pelos vários distritos do País.

«Estamos muito satisfeitos por termos sido escolhidos pelos CTT, uma empresa com um papel vital na economia portuguesa e que, pelo número de quilómetros que percorre diariamente, poderá fazer uma importante diferença na transição do sector empresarial para uma mobilidade mais sustentável. Com este passo, a EDP e os CTT comprovam que há soluções práticas e eficientes para que cada vez mais frotas empresariais possam acelerar o seu caminho de descarbonização », salienta Vera Pinto Pereira, administradora executiva da EDP, em nota de imprensa.

As duas empresas têm também em curso uma parceria para a transição energética, que envolve o fornecimento de electricidade renovável da EDP às instalações dos CTT. Esta parceria engloba também a criação de 40 “bairros solares” em Portugal, com destaque para a instalação de centrais solares nos edifícios dos CTT, que servirão para autoconsumo e para abastecimento energético de famílias e empresas vizinhas.

No total, estão previstos 12 mil painéis solares, que permitirão aos CTT produzir a sua própria energia, além de reduzir, de forma significativa, o seu consumo e partilhar os benefícios deste projecto com cerca de oito mil famílias e pequenos negócios. A título de curiosidade, a EDP Comercial está, actualmente, a terminar a instalação de cerca de 4 MWp em 23 das localizações dos CTT.

NOVOS PONTOS DE CARREGAMENTO

No âmbito da transição energética, a EDP já instalou 20 novos pontos de carregamento eléctrico no Centro Comercial Colombo, em Lisboa, aumentando assim a infra-estrutura de carregamento eléctrico já existente naquele local. Os novos pontos de carregamento foram instalados na Zona Laranja do parque de estacionamento e estão localizados no piso -1.

Há cinco anos que o Centro Comercial Colombo já possuía postos de carregamento eléctrico e, nos últimos tempos, verificou-se um aumento da procura por estes serviços. Por isso, a EDP acredita que o alargamento do número de carregadores vai ter um impacto positivo, tanto para quem visita o espaço, como para o meio ambiente.

Em consonância com os restantes centros comerciais, geridos pela Sonae Sierra, o Colombo tem vindo a apostar em iniciativas direccionadas para práticas sustentáveis, como, por exemplo, o espaço exclusivo para estacionamento de bicicletas e trotinetes – o My Place, que nasceu em 2023, na mesma zona em que estão localizados os novos carregadores eléctricos para os automóveis.

Os mais recentes pontos de carregamento presentes no Centro Comercial Colombo juntam-se aos mais de 2450 que a EDP já tem contratualizados para a rede pública, em localizações estratégicas e convenientes para as pessoas que frequentam habitualmente o espaço.

SOLUÇÕES À MEDIDA

Ao reconhecer o potencial e a crescente importância da mobilidade eléctrica em Portugal, a EDP Comercial lançou, em 2023, o EDP Charge Frota. Trata-se de uma solução inovadora e diferenciadora que se destina a simplificar e a acelerar a transição energética da empresa. Esta iniciativa surge num contexto em que o sector da mobilidade eléctrica regista valores recorde, tanto no número de veículos vendidos como nos carregamentos realizados.

O EDP Charge Frota representa uma resposta eficaz à crescente procura de energia limpa por parte das frotas empresariais, que actualmente representam cerca de 80% dos veículos eléctricos vendidos em território nacional, segundo dados divulgados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP). Esta solução permite que as empresas atribuam um plafond directo a cada colaborador, possibilitando o carregamento de veículos eléctricos em diferentes locais, seja na rua, no local de trabalho ou em casa.

Um dos principais benefícios do EDP Charge Frota passa pela simplificação do processo de carregamento, proporcionando aos condutores uma única ferramenta para gerir as suas necessidades. Além disso, esta solução está incluída no ecossistema de Mobilidade Eléctrica da EDP para empresas, que engloba a instalação de carregadores em espaços privados, um portal digital de gestão de carregadores e a aplicação EDP Charge.

Esta ferramenta oferece aos gestores de frota e aos colaboradores funcionalidades inovadoras, como o reembolso em casa e a gestão integrada de pagamentos de facturas. A título de exemplo, a EDP Comercial explica que, quando o carregamento é efectuado em casa, o valor correspondente é deduzido do plafond atribuído pela empresa, sendo ainda possível beneficiar dos preços mais vantajosos praticados no carregamento doméstico.

Ao simplificar o processo de adesão à mobilidade eléctrica para as frotas empresariais, a EDP Comercial contribui para enfrentar os desafios associados à electrificação da frota, desde as infra-estruturas de carregamento até à gestão dos pagamentos realizados pelos colaboradores. No que diz respeito ao desenvolvimento de soluções para a mobilidade sustentável, a empresa tem vindo a estabelecer parcerias estratégicas com algumas das principais empresas de renting do mercado nacional, de modo a conseguir oferecer uma solução completa que inclui o veículo eléctrico, o carregador, o meio de pagamento e uma plataforma digital integrada – que responda a todas as necessidades dos clientes.

Além disso, a empresa tem realizado parcerias com diversas marcas automóveis, como a Volvo, Opel e Polestar, para facilitar ainda mais a transição para a mobilidade eléctrica. Desta forma, a companhia energética pretende garantir que os utilizadores tenham invarialmente acesso a um conjunto de soluções e alternativas abrangentes. Assim, a EDP reafirma o seu compromisso em apoiar as empresas para uma mobilidade mais sustentável, contribuindo para um futuro mais verde e eficiente.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “O Mercado e o Marketing Automóvel”, publicado na edição de Maio (n.º 334) da Marketeer.

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