EDP e China Three Gorges inauguram centro de investigação

Assinatura acordoA EDP e a China Three Gorges, accionista detentora de 21,35% da eléctrica portuguesa, inauguraram na segunda-feira uma nova unidade de investigação em Sacavém, focada na inovação em novas energias.

O centro da entidade chinesa e da energética nacional, chamado New Energy World (NEW), constitui o tiro de partida na cooperação tecnológica anunciada em Fevereiro por ambas as empresas, revela a EDP em nota de imprensa.

Revela-se ainda em comunicado que o NEW reúne competências da Labelec – Estudos, Desenvolvimento e Actividades Laboratoriais, subsidiária da EDP e da SIDRI (Shanghai Investigation, Design & Research Institute), da China Three Gorges.

O foco do novo centro é na investigação nas novas energias e na assistência técnica mútua. Prevê-se ainda a participação conjunta em projectos internacionais desenvolvidos por outras entidades.

Lu Chun, presidente da China Three Gorges, e António Mexia, presidente Executivo da EDP, “deram início à actividade deste novo eixo da parceria global, assumida pelas duas empresas” em Dezembro de 2011, aquando da venda da participação do Estado português, reforça a energética em comunicado.

Artigos relacionados