EDP é a marca portuguesa mais valiosa em 2022. Continente é a que mais cresce
A EDP é a marca portuguesa mais valiosa em 2022, registando um valor financeiro de 2,8 mil milhões de euros. Já o Continente é a insígnia que demonstra o maior crescimento de valor (+46,7%).
As conclusões são do estudo “Marcas Portuguesas Mais Valiosas 2022”, elaborado pela OnStrategy, cujo cálculo é desenvolvido através da metodologia de Royalty Relief – um processo que se divide entre a determinação de estimativas de vendas e prestação de serviços, a determinação do índice de força de marca (relação emocional e comportamental, reputação, experiência, presença e actividade no mercado, força da equipa de colaboradores e saúde financeira), a determinação da taxa de royalty, a determinação da taxa de desconto e a determinação do valor económico da marca.
Assim, as 25 marcas nacionais mais valiosas são:
- EDP: 2,8 mil milhões de euros (+0,9%)
- Galp Energia: 1,7 mil milhões de euros (+9,0%)
- Jerónimo Martins: 1,01 mil milhões de euros (+11,6%)
- Pingo Doce: 816 milhões de euros (+6,7%)
- Continente: 663 milhões de euros (+46,7%)
- MEO: 642 milhões de euros (+1,4%)
- Millennium bcp: 637 milhões de euros (-2,3%)
- CGD – Caixa Geral Depósitos: 619 milhões de euros (-2,7%)
- EDP Renováveis: 615 milhões de euros (+2,7%)
- Banco BPI :509 milhões de euros (+5,2%)
- NOS: 438 milhões de euros (+1,4%)
- Mota Engil: 349 milhões de euros (+5,1%)
- Super Bock: 326 milhões de euros (+27,3%)
- Fidelidade: 322 milhões de euros (+17,1%)
- Sonae: 302 milhões de euros (-9,9%)
- The Navigator Company: 250 milhões de euros (+3,3%)
- Delta: 206 milhões de euros (+44,1%)
- CTT: 197 milhões de euros (+8,8%)
- TAP: 196 milhões de euros (+7,7%)
- CUF: 176 milhões de euros(+3,5%)
- Worten: 168 milhões de euros (+10,5%)
- novobanco: 162 milhões de euros (+30,6%)
- Luz Saúde: 152 milhões de euros (+5,6%)
- Pestana: 148 milhões de euros (+15,6%)
- Sagres: 144 milhões de euros (+18%)
Já entre as marcas que registam o maior crescimento de valor financeiro (acima de 25%) destacam-se:
- Continente (+46,7%)
- Delta (+44,1%)
- Luso (+42,1%)
- novobanco (+30,6%)
- Vista Alegre (+29,2%)
- Super Bock (+27,3%)
- Sumol (+26,3%)
- Compal (+25,8%)
«De uma forma geral, assistimos a uma recuperação dos valores das marcas mais expostas ao efeito da pandemia, motivados essencialmente por melhores projecções de volume de negócios, bem como melhores desempenhos que o esperado para o ano de 2021. Tendo por base o ano 2020, as 25 marcas portuguesas mais valiosas cresceram 6,6% entre 2021 e 2020 e 13,5% entre 2022 e 2020», diz, em comunicado, João Baluarte, partner da OnStrategy.