EDP é a marca portuguesa mais valiosa com 2,4 mil milhões de euros. NOS é a mais forte

A EDP é a marca mais valiosa em Portugal, com 2,4 mil milhões de euros. A revelação é feita pelo relatório do Brand Finance Portugal de 2023, que coloca em segundo lugar a Galp (2 mil milhões de euros) e em terceiro o Pingo Doce (1,2 mil milhões de euros).

De acordo com os dados, o valor combinado das 25 principais marcas de Portugal ascende a 12,6 mil milhões de euros, 22% superior ao registado em 2021. A Fidelidade e a Brisa são novas entradas, ocupando o 8.º e o 19.º lugar, respectivamente.

A EDP tem também a Reputação de marca mais elevada do sector em Portugal, de acordo com o estudo de mercado anual da Brand Finance (6.6). No entanto, os rácios de Sensibilização (65%), Familiaridade (49%) e Consideração (38%) não são muito elevados em comparação com alguns dos seus concorrentes, como a Galp Energia: Consciência (98%), Familiaridade (87%) e Consideração (72%).

No top 10 das marcas portuguesas mais valiosas estão ainda o Millennium bcp (800 milhões euros), Caixa Geral de Depósitos (700 milhões euros), Continente (600 milhões euros), MEO (600 milhões euros), Fidelidade (500 milhões euros), NOS (500 milhões euros) e Super Bock (400 milhões euros).

Em relação às marcas que mais rapidamente crescem, o retalhista Ara surge em primeiro lugar (valor de marca +68% para 135,5 milhões de euros). Esta é outra marca pertencente ao grupo retalhista português Jerónimo Martins, para além do Pingo Doce, que investiu 206 milhões de euros no primeiro trimestre, tendo 39% desse valor sido alocado à Ara.

Já a NOS destaca-se como a marca mais forte com uma pontuação de 84/100 e uma classificação AAA-. No pódio ficam ainda a MEO (83.6 e AAA-) e a Sagres (82 e AAA-). O top 10 completa-se com o Pingo Doce (81.7 e AAA-), a Caixa Geral de Depósitos (79.6 e AAA-), a EDP (78.7 e AA+), o Millennium bcp (78.7 e AA+), a Super Bock (78.7 e AA+), o Continente (78.5 e AA+) e a Galp (76.9 e AA+).

Por fim, a EDP também atinge o maior Valor de Percepção de Sustentabilidade (VPS), de 237 milhões de euros, enquanto a Galp Energia alcança a pontuação mais elevada no Score de Percepções de Sustentabilidade, com 4,5 em 10.

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