EDP desvenda os 10 projectos de cultura popular que vai apoiar com 213 mil euros
A EDP já escolheu os projectos que irá apoiar financeiramente através da quarta edição do programa de apoio à cultura popular portuguesa “Tradições”. Depois de analisar 68 candidaturas, a energética reuniu 10 propostas que contribuem para preservar e promover tradições ancestrais, evitando que desapareçam.
A EDP também teve em conta critérios como o impacto na criação de emprego, dinamização da economia local e na sustentabilidade das regiões.
É o caso da Festa dos Tabuleiros de Tomar (na foto em cima), mas também da Escolinha de Seda, em Freixo de Espada à Cinta, o único local da Península Ibérica onde a seda ainda é trabalhada à mão. Junta-se ainda o Papachurra, que promove a produção de cobertores feitos com lã de uma raça de ovelhas em risco de extinção, e os Roteiros de Saberes e Sabores, que pretendem identificar e promover património e costumes na região de Lares.
A lista de 10 projectos inclui ainda a associação Voltar aos Bailes Mandados, “Os Barrocos da Olaria”, a requalificação do linho artesanal, a criação da Casa da Memória em Sines, as Festas do Império do Divino Espírito Santo de Alenquer e, ainda, workshops que promovam as memórias e tradições do Estrela Geopark Mundial da Unesco.
No total, a EDP irá atribuir 213 mil euros a estes projectos de cultura popular, para que possam desenvolver as acções de valorização e promoção com as quais se candidataram. Nas últimas três edições, promovidas de dois em dois anos, o “Tradições” já apoiou 36 projectos com cerca de 530 mil euros.