EDP cria hub de carregamento público para veículos eléctricos na Maia
A EDP Comercial e a Câmara Municipal da Maia juntaram-se para criar aquele que a energética diz ser o maior hub de carregamento público para veículos eléctricos num município, em Portugal. Localizado junto ao Fórum da Maia, conta com nove pontos de carregamento disponíveis bem no centro da cidade.
Segundo a EDP, este é um “exemplo de colaboração entre entidades públicas e privadas no desenvolvimento da mobilidade eléctrica em Portugal”. Ligado à rede Mobi.E, o hub visa ser um contributo decisivo nas opções disponíveis para os condutores de veículos movidos a electricidade. A ideia é, simultaneamente, promover uma cidade mais limpa e sustentável.
Dos nove pontos disponíveis, um é de carregamento rápido e permite carregar o equivalente a 100 quilómetros de autonomia em meia hora.
Até ao final do ano, a EDP Comercial espera ter mais de mil pontos de carregamento contratados e o novo hub na Maia contribui para esse objectivo. Tendo em conta os números de 2020, trata-se do operador com maior crescimento registado em termos de infra-estrutura.
“A EDP é também a empresa escolhida pelo maior número de clientes, tendo já emitido mais de 25.000 cartões Mobilidade Eléctrica EDP”, avança em comunicado. Até ao momento, já foram feitos 125 mil carregamentos nos postos da EDP Comercial da rede Mobi.E, o que permitiu evitar a emissão de mais de 1.100 toneladas de CO2.