EDP: Carregue, pela saúde do planeta

Depois de, em 2018, ter começado a olhar de forma mais efectiva para novas oportunidades no campo da mobilidade eléctrica, a EDP atingiu novos recordes na utilização da rede pública de carregamento. A energia carregada na rede ibérica, que é gerida pela EDP em Portugal e Espanha, permitiu que condutores de veículos eléctricos tivessem percorrido 45 milhões de quilómetros em 2022, o equivalente a mais de 1100 voltas ao planeta, sem emissões de carbono.

Numa altura em que a mobilidade eléctrica é cada vez mais uma exigência e não apenas uma tendência, o número de carregamentos é um reflexo disso mesmo, tendo disparado substancialmente. Portugal e Espanha não são excepção, tendo contribuído, em 2022 e só na rede EDP, com cerca de meio milhão (mais concretamente, 488 mil carregamentos) de utilizações da rede pública de carregamentos, um número três vezes superior ao atingido no ano anterior.

Nesse sentido, ao substituir um veículo movido a combustíveis fósseis por um veículo eléctrico, os condutores que escolheram a rede da empresa evitaram a emissão de cinco mil toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera do planeta. Para se perceber um pouco melhor a dimensão destes números, ao utilizar a rede pública de carregadores normais, rápidos e ultra-rápidos da EDP, estes veículos eléctricos foram abastecidos com 8 GWh de electricidade, energia suficiente para percorrer mais de 45 milhões de quilómetros sem emitir CO2. Se, mesmo assim, ainda for difícil perceber o alcance desta redução da pegada ecológica, é só pensar que estes condutores teriam conseguido dar mais de 1100 voltas ao planeta ou fazer mais de 70 mil viagens entre Lisboa e Madrid sem recorrer a combustíveis fósseis.

Para este crescimento do número de carregamentos, é conclusiva a importância do aumento de vendas de veículos eléctricos. Em Portugal, e de acordo com dados da ACAP (Associação Automóvel de Portugal), de Janeiro a Abril de 2023, por exemplo, 47% dos veículos ligeiros de passageiros vendidos são movidos a energias alternativas, sendo que 15,2% desses veículos ligeiros de passageiros novos são eléctricos. Para acompanhar este crescimento da venda de veículos eléctricos, a EDP apostou, e continua a apostar, na expansão da rede, tendo acelerado o investimento no desenvolvimento da rede pública de carregamento, em Portugal e Espanha, aumentando para mais de 4000 os pontos que tem em operação ou desenvolvimento na Península Ibérica.

PARCERIAS ESTRATÉGICAS E SUSTENTÁVEIS

Para alavancar este investimento na rede de carregamentos, a EDP firmou parcerias estratégicas com agentes que estão também a desenvolver a mobilidade sustentável. Assim, em Portugal, a EDP continua a apostar no desenvolvimento da rede junto de parceiros que garantem localizações estratégicas, tendo registado um crescimento junto das PME, com a contratação de mais de 350 pontos de carregamento distribuídos pelo país. Lisboa, Porto e Setúbal foram as cidades com maior procura por pontos de carregamento da EDP, em 2022. Já no país vizinho, a EDP tem em curso uma acção com a Decathlon para a criação de uma rede de mais de 400 pontos de carregamento nas lojas da marca de artigos de desporto, e mais de 80 em áreas de serviço geridas pela gasolineira Petroprix. Em Espanha, as localidades de Gijón, Madrid e Oviedo estiveram no ano passado na dianteira de um total de mais de 150 localidades com soluções disponíveis.

Sobre este ponto da estratégia da marca, Vera Pinto Pereira, administradora executiva da EDP, afirma: «A criação de uma infra-estrutura robusta de pontos de carregamento é uma condição necessária para a aceleração da adopção à mobilidade eléctrica. Esta tem sido uma importante aposta da EDP, que hoje conta com uma rede de cerca de 4000 pontos de carregamento em desenvolvimento na Península Ibérica.» A mesma responsável acrescenta, ainda, que «esta tem sido também uma frente prioritária no debate de políticas que a EDP tem procurado discutir a nível europeu, junto de associações relevantes do sector, como é o caso da ChargeUp Europe».

Rumo ao futuro, a EDP e parceiros na área da mobilidade apostam no desenvolvimento e vinculação das medidas necessárias para que a meta da transição energética, e a consequente substituição de fontes de energia por outras mais eficientes e acessíveis, seja atingida o mais breve possível. No final, a sociedade, a economia e, sobretudo, o planeta agradecem.

CHARGEUP EUROPE

Lançada em 2020, a ChargeUp Europe é uma associação que tem contribuído para o necessário debate sobre o desenvolvimento da mobilidade sustentável e sobre as políticas públicas imprescindíveis para acelerar a infra-estrutura de carregamento. Membro da administração desta associação, já presente nos 27 países, a EDP e os restantes parceiros colocam o foco nos pacotes de medidas, em discussão, nas quais se incluem as metas de pontos de carregamento que serão obrigatórias em cada Estado-membro, assim como outros desenvolvimentos que melhorem a experiência dos utilizadores. Tal como se define, a ChargeUp Europe «é a voz da indústria de infraestrutura de carregamento de veículos eléctricos (VE), que trabalha para uma implementação rápida da infraestrutura de carregamento de VE na Europa».

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Mercado automóvel”, publicado na edição de Junho (n.º 323) da Marketeer.

Artigos relacionados