EDP apoia projectos de cultura popular portuguesa

Apoiar as tradições mais genuínas da cultura popular portuguesa é o objectivo da EDP ao lançar a segunda edição do Programa Tradições. Desta vez, foram nove os projectos distinguidos, sendo que a empresa disponibilizou 250 mil euros para investir nas propostas seleccionadas, ao longo dos próximos dois anos.

Cada um dos projectos escolhidos pertence a uma das regiões onde a EDP Produção actua, tendo recebido 105 candidaturas de Norte a Sul de Portugal. Os vencedores vão impactar directamente as populações de 16 municípios, garante a EDP em comunicado.

Face à primeira edição do Programa Tradições, destaque para a duração, que agora é bienal, e para a aposta na qualificação das entidades apoiadas. “Desta forma, o programa visa ajudar à criação de novos públicos, garantindo que as novas gerações valorizem e integrem as artes e os saberes populares”, explica a marca.

Os novo projectos seleccionados este ano são: Arte do Latoeiro (Silves), Comissões de Moradores no Conselho de Sines (Sines), Recri@r Tr@dições (Figueira da Foz), Potenciação da Romaria de Santa Luzia do Fundão e das suas tradições (Fundão), Pintar e Cantar dos Reis (Alenquer), Patrimonialização da Festa dos Caretos, dos Rapazes e de Santo Estevão de Torre de Dona Chama (Mirandela), Despertar Tradições (Terras de Bouro), ID Memória Itinerante (Cacém) e Recuperação e Inovação de Ofícios Tradicionais (Miranda do Douro, Mogadouro e Murça).

Artigos relacionados