EDP abre candidaturas para doação de viaturas a instituições sociais
A EDP vai entregar viaturas a instituições de acção social e sem fins lucrativos, em municípios onde tem centros de produção de energia – incluindo os territórios onde deixou de ter actividade, como é o caso de Sines –, mas ainda não decidiu o destino destes veículos. Todas as organizações interessadas podem, por isso, candidatar-se através do site da EDP, até 30 de Julho.
As candidaturas serão avaliadas entre Agosto e Setembro, estando prevista a divulgação dos resultados e a entrega das viaturas no último trimestre deste ano. Podem inscrever-se corporações de bombeiros, associações desportivas, recreativas e ambientalistas, misericórdias, instituições particulares de solidariedade social ou autarquias, entre outros.
Serão analisados critérios como reconhecida intervenção social e cívica na comunidade, não terem objectivos de lucro, terem a sua situação fiscal e na Segurança Social regularizada e não terem recebido viaturas nos últimos três anos.
A iniciativa, levada a cabo através da EDP Produção, faz parte de um programa de investimento social em várias regiões. Em comunicado, a energética esclarece que o objectivo é doar veículos usados para apoio a acções sociais e iniciativas nas comunidades locais.
Cada instituição candidata só poderá receber uma viatura, devendo indicar a sua preferência entre as opções disponíveis. Há veículos de passageiros, comerciais, carrinhas de transporte, pick-up e eléctricos, com um máximo de oito anos de actividade ou 200 mil quilómetros (no caso dos eléctricos, devem ter 160 mil quilómetros ou 60% da capacidade de bateria operacional). A EDP assegura que as viaturas são totalmente renovadas antes de serem entregues.