Ecotrip na EN2: Aventura sustentável em mobilidade elétrica arranca este sábado
A EN2 é a estrada mais icónica do país, muito procurada por entusiastas do mundo motorizado com carros desportivos / superdesportivos e motos. Os fundadores da Sodrive, Diogo Costa, Ricardo Rodrigues, Rúben Costa e João Baptista, acreditam em Portugal e na riqueza cultural do país. Por isso, fazer o icónico percurso e atravessar o país de norte a sul em veículos elétricos representa, para eles, o futuro. “Queremos desmistificar preconceitos associados aos veículos elétricos, mostrando que é possível atravessar a estrada mais icónica do país com zero emissões e, ainda assim, desfrutar do prazer de conduzir. Pretendemos mostrar transparência ao realizar a viagem com o mínimo de planeamento. Temos um ponto de partida, um ponto de chegada e 2 pontos de referência a meio para carregamentos. Quisemos focar-nos em transmitir uma experiência real da utilização de veículos elétricos nestas condições, sem que tenha de haver um plano de rota que demora dias a programar.”
A viagem vai ser documentada com a gestão de autonomia, os carregamentos e outros desafios encontrados ao longo do percurso para que o público perceba a viabilidade prática dos elétricos. Serão feitas entrevistas a locais e “convidamos todas as pessoas a participar na viagem. Se tiver um veículo elétrico e nos quiser acompanhar, é bem vindo. Se nos encontrar na estrada e quiser tirar uma fotografia e marcar a SoDrive, teremos brindes para oferecer e vales de carregamento na compra de um veículo elétrico.”
O público digital também pode acompanhar a viagem através da página de Instagram (https://instagram.com/sodrive.stand), onde serão feitas partilhas em tempo real das várias etapas da EcoTrip, discutir o tema da mobilidade elétrica (vantagens, mitos, falta de autonomia, baixo desempenho fora de zonas urbanas, falta de emoção ao volante, etc.) e diretos com perguntas e respostas para quem quiser participar.
No fundo, durante a viagem, os quatro viajantes vão partilhar experiências reais com a mobilidade elétrica enquanto mostram a riqueza cultural do país e aproximamos o público da marca.
“Muitas marcas falam de autenticidade, mas vivem presas a personalidades que não são delas. Decidimos enfrentar a estrada com o mínimo de planeamento e o máximo de naturalidade. Não há guiões. Há um alinhamento, há temas e há uma estratégia clara de interação com o público. Não se trata de uma viagem perfeita, mas de uma experiência real que reflita o que qualquer pessoa pode viver ao adquirir um veículo elétrico. Esta viagem é a prova de que a espontaneidade e a transparência são o caminho para conectar marcas e pessoas,” explica João Cardoso.
Partida: 25 de Janeiro, 9h00, Chaves.
Chegada prevista: 26 de Janeiro, 21h00, Faro.