Economia nacional pode ganhar 609 milhões com o Euro 2016

O Euro 2016 arranca amanhã e, apesar de não decorrer em Portugal, mas sim em França, o IPAM prevê que a economia nacional possa ganhar até 609 milhões de euros. Isto caso a Selecção Nacional vença a competição.

Por outro lado, se a equipa das Quinas se ficar pela fase de grupos, o impacto económico previsto é de 438 milhões de euros. Este valor é conseguido através da participação de Portugal nos três jogos que compõem esta fase inicial, que se começa já no próximo dia 14 com um jogo frente à Islândia.

Para gerar valores avultados na economia portuguesa, a Selecção nem precisa de jogar especialmente bem. Só o facto de participar no Euro 2016 já é sinónimo de impacto económico positivo, já que a fase de estágio por si só gerou cerca de 110 milhões de euros, de acordo com o mesmo estudo do IPAM.

Caso a equipa liderada por Cristiano Ronaldo se veja forçada a abandonar a competição mas os portugueses decidam continuar a acompanhar os jogos das restantes selecções, o impacto ainda é significativo: mais de 161 milhões de euros.

Artigos relacionados