Economia circular e impacto social são as próximas revoluções do Turismo
«A indústria turística vai enfrentar nos próximos anos duas grandes revoluções: a economia circular e o impacto social.» A afirmação é de Manuel Butler, director executivo da Organização Mundial de Turismo (OMT), segundo o qual a responsabilidade social é uma das ferramentas essenciais para impulsionar o crescimento do sector no pós-pandemia.
Presente na conferência virtual que deu a conhecer os projectos premiados com a bolsa na Les Roches, no âmbito do “Hospitality Challenge”, Manuel Butler deixa claro que o foco das empresas e organizações ao longo das últimas décadas tem sido o factor económico. Contudo, é preciso lembrar «que o impacto social é fundamental» e que esta indústria «é, justamente, uma indústria de pessoas».
Nesse sentido, urge promover um modelo mais responsável, com maior colaboração público-privada e destinos mais inteligentes, aponta ainda o director executivo da OMT.
Na mesma conferência, realizada na Les Roches Marbella sob o mote “¿Qué es lo próximo en carreras profesionales y responsabilidad social?”, José Ángel Preciados, CEO da Ilunion Hotels, sublinhou ainda que a experiência reunida ao longo dos últimos meses de pandemia tem mostrado que «é uma obrigação moral tentar fazer as sociedades melhorarem a cada dia». Segundo o executivo, é necessário reflectir sobre as estratégias das organizações «porrque, no final, as empresas não desaparecerão por necessidade económica, mas será a própria sociedade que se filtra a partir das propostas que geram valor social agregado».
Quanto aos projectos que mereceram as bolsas na Le Roches, destacam-se pela aposta na tecnologia, compromisso social e capacidade empreendedora: Zeynep Demirbilek, fundadora do Service Club Delivery, apresenta uma solução de contratação para melhorar as condições de entrega; Ana María Poley, criadora do Coliving Hotels, criou uma plataforma de aluguer de quartos de hotel partilhados a médio e longo prazo; e Katia Rivera, promotora da Little Big Travel, é provedora de viagens e experiências em lugares fora dos circuitos do turismo de massas.