EasyJet fecha ano com lucros a voar 51%

easyjet_2A companhia aérea low cost EasyJet anunciou hoje que obteve um lucro antes de impostos de 478 milhões de libras (cerca de 570 milhões de euros) no ano fiscal que terminou a 30 de Setembro, o que representa uma subida de 51% em relação ao exercício anterior.

No período em análise, as vendas da companhia cresceram 10,5%, em termos homólogos, para 4,26 mil milhões de libras (5,08 mil milhões de euros), o que fica a dever-se sobretudo a novidades como a introdução da possibilidade de marcação de lugares ou à maior facilidade na mudança de voos. «É um processo bom e mais calmo de embarque, e muitas pessoas decidiram tomar esta opção», afirma Carolyn McCall, CEO da EasyJet, citada pela BBC.

No ano fiscal de 2013, a companhia transportou um total de 60,8 milhões de passageiros. O lucro médio por assento situou-se nas 7,03 libras (8,38 euros), mais 46% em relação ao lucro médio de 4,81 libras (5,74 euros) registado no exercício de 2012. A EasyJet também conseguiu atrair mais clientes corporate, que contribuíram com 11 milhões de libras (13,12 milhões de euros) para os lucros da companhia, contra os 10 milhões de libras no ano passado.

A boa performance vai permitir à EasyJet pagar um dividendo especial de 175 milhões de libras (208,7 milhões de euros) aos seus accionistas, que se junta ao dividendo ordinário de 133 milhões de libras (158,6 milhões de euros). A reacção do mercado também foi positiva e as acções da companhia chegaram a subir 6% nos momentos a seguir ao anúncio dos resultados.

A EasyJet anunciou ainda que espera que as reservas de voos aumentem 3,5% no primeiro semestre do próximo ano fiscal e 5% no acumulado do ano.

Os resultados da EasyJet contrastam com as previsões da concorrente Ryanair, que já fez saber que espera uma quebra dos lucros neste ano fiscal.

Artigos relacionados