E vão 3. Unilever tenta (outra vez) comprar a GSK mas sem sucesso
A Unilever, proprietária de marcas como a Knorr, Maizena, Cif, Dove ou Lipton, está a tentar adquirir a GSK Consumer Healthcare, fabricante, entre outras, da Sensodyne, Aquafresh e Voltaren. A confirmação chegou no último sábado pela própria GSK, em comunicado, onde revela ter sido alvo de três propostas não solicitadas.
A empresa refere que a mais recente teve lugar no dia 20 de Dezembro de 2021 e propunha a compra por 50 mil milhões de libras, das quais 41,7 mil milhões de libras seriam em dinheiro e 8,3 mil milhões associadas a acções da Unilever. A GSK (GlaxoSmithKline) rejeitou a oferta, reiterando que a Unilever “não valoriza adequadamente o negócio da Consumer Healthcare e as suas prospectivas futuras”.
O ramo de saúde e bem-estar da GSK transformou-se desde 2014, quando se fundiu com a Novartis, em 2015, e com a Pfizer, em 2019. Estas operações “resultou na criação de um negócio líder a nível global com vendas anuais de 9,6 mil milhões de libras e 2021″, indica ainda a empresa.
“Com uma capacidade de distribuição mundial em mais de cem mercados, fortes capacidades digitais e de inovação e com uma proposta única de oferecer uma ciência de confiança combinada com a compreensão humana”, o conselho directivo decidiu de forma unânime que a proposta da Unilever não era do melhor interesse dos sócios da GSK.