E se, um dia, puder ligar a luz de casa através do Facebook?
O Facebook apresentou sete novas funcionalidades desenhadas para utilizadores e empresas e que, em breve, estarão disponíveis. As novidades foram definidas por Mark Zuckerberg em conjunto com engenheiros e designers, na conferência F8 – Facebook Developer Conference, onde são apresentadas as novas funcionalidades da maior rede social do mundo.
1. À semelhança do modo “street view” dos mapas da Google, o Facebook permitirá visualizar, no feed de notícias, vídeos gravados no formato 360º, permitindo mudar a perspectiva.
2. O Messenger irá servir de plataforma de notificação do estado das compras online, em substituição dos múltiplos e-mails que se recebe.
3. O Facebook estabelece a ligação entre aplicações externas e o Messenger, facilitando o processo de envio de conteúdo que passa a ser automático. Assim, ao criar um gif animado, este é enviado imediatamente para o Messenger. Ainda permite fazer download de “third-parties”, aplicações compatíveis, directamente do Messenger.
4. Tal como no Youtube, o Facebook irá possibilitar a partilha de vídeos publicados na rede, em qualquer plataforma. A diferença em relação ao Youtube está na forma como os videos são partilhados, já que não será feita pela cópia do link do vídeo.
5. Ao comentar um artigo num site, este irá aparecer no post partilhado no Facebook. Com esta funcionalidade, as empresas de media terão um maior engagement com o conteúdo, garante o Facebook. Estão já estabelecidas parcerias com BuzzFeed, EliteDaily, The Huffington Post e Foz Sports.
6. Os engenheiros do Facebook planeiam – ainda não sabendo como -, inserir a rede social na “internet das coisas”, com o desenvolvimento de programas que possibilitem, através da conta, controlar aspectos quotidianos, como ligar a luz de casa, ligar o sistema de rega ou abrir a porta da garagem.
7. As empresas, que desenvolvem aplicações, terão ao seu dispor “Analytics”, uma ferramenta de análise da interacção dos utilizadores que levarão à melhoria das aplicações.
Para além destas sete novidades, os utilizadores terão, ainda, um acesso mais fácil a publicações antigas, através do link facebook.com/onthisday. Aí poderão procurar posts ou fotografias partilhadas, por datas específicas. As memórias encontradas podem ser partilhadas com uma mensagem e vistas apenas pelas pessoas que tenham sido identificadas.