E se trocasse o bacalhau por uma Consoada oriental?
As tradições variam de região para região, mas o bacalhau será um dos elementos mais comuns na mesa de Natal dos portugueses. Porém, 2020 tem sido atípico em tantos aspectos que também poderá ser o ano ideal para repensar a tradição e apostar em novas iguarias.
O Mezze sugere que a ceia de Natal vá buscar inspiração ao Médio Oriente. O restaurante lisboeta, localizado no Mercado de Arroios, preparou uma ementa especial para a Consoada que está disponível para take-away ou entrega em casa através da plataforma NoMenu (quatro ou seis pessoas).
A lista de sugestões começa com bolas de labneh (iogurte seco com especiarias) servidas com pão árabe frito. Juntam-se hummus (pasta de grão com tahini), babagaoush (puré de beringela assada, tomate e xarope de romã), yalanji (folhas de videira recheadas) ou kibbeh (bolinhos de bulgur tradicionais de Alepo).
Para prato principal, o Mezze propõe Dijaj Mahshi, um frango recheado com carne picada e especiarias, servido com arroz fumado, e que é típico de épocas festivas na cultura árabe. A refeição pode ser finalizada com uma de três sobremesas: mousse chocolah e kahfe arab (mousse de chocolate e café árabe com bolacha de sésamo), baklava (folhado de pistácio) e halawt e-jibn (doce de queijo com água de flor de laranjeira e calda de açúcar).