E se tiver de pagar para pesquisar no Google? Tecnológica pondera mudanças
É hoje dado adquirido que, tendo acesso à internet, estamos à distância de um clique para obter (quase) todas as respostas através do Google, sem qualquer custo associado. Contudo, esta realidade estabelecida há 26 anos pode estar prestes a mudar.
Segundo avança o Financial Times, a gigante tecnológica está alegadamente a contemplar monetizar algumas funcionalidades de pesquisa impulsionadas por IA e introduzir outras opções premium mais inteligentes.
A Google terá alocado mais recursos à equipa dedicada à área de pesquisa para desenvolver o potencial da experiência de IA generativa. De acordo com a mesma fonte, o feedback até agora tem sido positivo, mas a empresa ainda não decidiu se irá avançar ou não, em grande parte devido aos custos associados, já que incorporar esta solução à função de pesquisa seria extremamente caro.
Um porta-voz da Google realçou que a empresa está “constantemente a melhorar os seus produtos para que correspondam às expectativas dos utilizadores” e, como tal, continuará a trabalhar nas funcionalidades premium.