E se recebesse os seus novos Sanjo em casa numa caixa reutilizável?
Os Sanjo são o mais recente parceiro do projecto-piloto dos CTT que tem como missão colocar à prova a predisposição dos consumidores portugueses para reutilizar caixas de encomendas realizadas online. A marca de calçado junta-se à Näz no teste à solução Eco Reutilizável CTT.
Na prática, a ideia é enviar compras online embaladas em sacos reutilizáveis, que funcionam como alternativa às embalagens de utilização única – e, por isso, descartáveis. Desta forma, será possível reduzir a pegada de carbono associada à distribuição, nomeadamente no âmbito do crescimento do comércio electrónico.
Cada embalagem ECO Reutilizável CTT é passível de ser introduzida múltiplas vezes na rede operacional dos CTT, com uma vida útil esperada de até 50 ciclos. Se foram contabilizadas 50 reutilizações, efectivamente, evita-se a emissão de cerca de 5kg de CO2 para a atmosfera, ou seja, o equivalente a uma viagem de automóvel de 50km.
As marcas que subscreverem este serviço tornam-se e-sellers e passam a ter acesso às embalagens reutilizáveis para acondicionar as suas encomendas. Já os compradores, apelidados de e-buyers, terão a opção de usar esta nova solução de embalagem paralelamente às já existentes.
No caso dos clientes, ao subscreverem o serviço, terão de devolver a embalagem num conjunto de lojas CTT e marcos de correio seleccionados ou directamente ao distribuidor no acto da entrega da encomenda. Sempre que o fizerem, são recompensados com um voucher de desconto para utilização numa futura compra na loja online de origem da sua encomenda.
Vitor Costa, director Criativo da Sanjo, afirma que a parceria com os CTT representa «a ambição de um Mundo melhor, uma nova sociedade mais consciente». Nesse sentido, a marca tem vindo a optimizar as suas colecções, embalagens e todo o processo produtivo, sendo este mais um passo nesse sentido.
«A nossa resposta foi positiva, o caminho para a não utilização de novos recursos está mais próxima com as embalagens reutilizáveis. Queremos acelerar a mudança de paradigma, a nossa determinação é impactar todo o sector de moda em Portugal com novos projectos», conclui Vitor Costa.
Já Maria José Rebelo, directora de Sustentabilidade dos CTT, sublinha que o projecto Eco Reutilizável CTT posiciona empresa na «liderança em matéria de gestão carbónica e de combate às alterações climáticas e reforça o programa de responsabilidade ambiental e social com vista a uma maior proximidade com as partes interessadas».