E se pagasse um chocolate com os seus dados pessoais em vez de dinheiro?
Proliferam os artigos com a opinião de especialistas que garantem que os dados são a nova moeda. A Shackleton e a Accenture quiseram ir mais longe e colocar esta teoria à prova através de uma máquina de vending que não aceita dinheiro tradicional: para comprar uma bebida ou um chocolate, por exemplo, é preciso disponibilizar dados pessoais.
A Data Pro Quo apresenta-se como a primeira máquina de vending em que se paga com dados e pode ser encontrada em Espanha. A empresa responsável pelo projecto decidiu instalar a máquina em centros corporativos para obter informações como nome da empresa, área de trabalho ou principais desafios para os 12 meses seguintes.
A ideia é obter dados reais para melhorar as propostas B2B, ou seja, as ofertas apresentadas a parceiros empresariais, segundo explica a Shackleton no vídeo de apresentação do conceito.
No total, cada máquina conta com 55 produtos, entre alimentos, bebidas, artigos de papelaria e electrónica. Dependendo do número de perguntas a que se responde, é possível receber um snack ou uns Airpods, por exemplo.