E se pagasse as compras com a palma da mão?

Depois de dizer aos consumidores para deixarem o telemóvel em casa, a Amazon diz que também não precisam de levar o telemóvel. A gigante de comércio electrónico está a apostar cada vez mais nas lojas físicas, mas com uma componente digital, e a mais recente novidade é um meio de pagamento que recorre apenas às mãos.

Através do Amazon One, a palma da mão dos clientes é digitalizada e é criada uma ponte para o cartão de crédito dos mesmos (previamente associado). Desta forma, não precisam de esperar na fila para pagar: basta passar a mão e seguir em frente.

Para já, a novidade será testada em duas lojas Amazon Go nos Estados Unidos da América, mas a empresa liderada por Jeff Bezos espera expandir o novo dispositivo biométrico a mais pontos de venda. Segundo a CNBC, o objectivo é também vender o Amazon One a outros negócios, inclundo retalhistas, estádios e escritórios.

Um dos principais entraves à generalização da novidade poderá ser a preocupação dos consumidores relativamente à segurança e privacidade dos seus dados. A Amazon garante, porém, que a tecnologia é “altamente segura” e que as imagens das palmas das mãos não são armazenadas no dispositivo. São, por outro lado, encriptadas e guardadas numa área da cloud da Amazon criada especificamente para o efeito.

Além disso, os utilizadores do Amazon One vão poder pedir para que os seus dados biométricos sejam eliminados depois de cada utilização. Segundo a Amazon, a palma de mão é, porém, uma opção biométrica mais privada do que os olhos ou rosto: “Não se pode determinar a identidade de uma pessoa ao olhar para a imagem da sua palma.”

Artigos relacionados