E se os jovens não quisessem saber do futuro do planeta? Esta campanha mostra como seria
No dia 25 de Março acontece mais uma manifestação mundial contra as alterações climáticas e para impulsionar o movimento a organização dos EUA Fridays for Future lançou uma campanha que responde à seguinte questão: “Se as novas gerações não se importarem com o futuro do planeta, quem é que se vai importar?”.
“We don’t care” é o mote desta acção publicitária criada pela agência Fred & Farid que tem como protagonistas jovens pré-adolescentes aparentemente pouco incomodados com as consequências que a crise climática tem e terá no planeta. A ideia é que estes se pareçam com os adultos que tantas vezes encolhem os ombros quando o assunto é a subida da temperatura, o degelo das calotes polares, a extinção de espécies ou a seca.
“Mito” e “fake news” é aquilo que alguns dos jovens chamam às alterações climáticas nesta campanha, mas, no final, a mensagem é revelada: os mais novos não podem ficar indiferentes ao que se passa actualmente em todo o mundo, porque é o seu futuro que está em jogo.
«A boa notícia é que os cientistas acreditam que limitar o aquecimento é tecnicamente possível. Através de tecnologias de energia renovável, alterações na agropecuária e no transporte e uma mudança nas normas da nossa sociedade podemos reduzir a subida da temperatura e evitar desfechos ainda piores. Contudo, muitos não estão a mudar a forma de pensar, a forma de viver, a forma de consumir, a forma de comunicar… É urgente agir para salvar o planeta antes que seja tarde de mais. Juntos conseguimos», afirma, em comunicado, Katharina Maier, organizadora do Fridays For Future EUA.