E se o seu vizinho lhe entregasse as encomendas?
A colaboração é o principal pilar da mais recente plataforma de entregas a aterrar em Portugal. A Shopopop já está a funcionar em Lisboa, Montijo e Setúbal e promete entregas de proximidade, seguras e sustentáveis. Como? Através da ajuda entre vizinhos.
A ideia é que qualquer pessoa possa rentabilizar os trajectos diários e os tempos livros com a entrega de encomendas na própria comunidade. Desta forma, ao regressar a casa do trabalho, por exemplo, é possível fazer um pequeno desvio para deixar as compras de um vizinho da rua do lado.
A Shopopop afirma ser a “primeira empresa de entregas colaborativas ao domicílio a actuar em Portugal”, propondo entregas no próprio dia, flexíveis e económicas, além de amigas do ambiente – já que não é suposto haver deslocações propositadas ou aumento de tráfego.
Minipreço, E.Leclerc, Meu Super e Horto do Campo Grande são alguns dos parceiros da plataforma, aos quais se juntam várias pastelarias e mercearias nas três cidades abrangidas. A Shopopop apresenta-se como a plataforma de logística ideal para sectores de actividade de grande distribuição alimentar, mas também para negócios que não assentem em produtos de consumo imediato e cuja dimensão não seja superior à transportável num carro particular.
A ideia é que também seja possível entregar encomendas de floristas, garrafeiras ou grandes superfícies especializadas, por exemplo.
João Sanches, country manager da Shopopop em Portugal, conta que a plataforma foi lançada em França, em 2016, e que já acumulou 1.400 parceiros desde então. Actualmente, realiza cerca de 130 mil entregas mensais e já chegou a Itália e Bélgica, além de Portugal.
«O sucesso do modelo deriva do crescimento esperado do e-commerce para os próximos anos – o qual foi amplamente potencializado pelo contexto de Covid-19 –, mas também da tecnologia, do foco no cliente, facilidade de implementação, preço reduzido, capacidade de gerir as variações de volume de encomendas e ainda da sua vertente sustentável», afirma João Sanches. Em França, 20% dos supermercados já oferece entregas colaborativas. Será interessante ver o quão rápido alcançaremos esta penetração nos novos países», comenta ainda o responsável pelo mercado nacional.
A Shopopop possibilita entregas aos fins-de-semana e feriados e garante precisão horária, já que são enviadas mensagens de aviso ao cliente final. Além disso, permite monitorizar o processo em tempo real.
Em comunicado, a Shopopop revela ainda que disponibiliza serviços de ship from store, isto é, entregas ao domicílio a partir da loja, mas também store to store. Estas últimas dizem respeito ao transporte de stock entre superfícies comerciais, num raio de 15km, representando uma possível solução para o problema que as empresas enfrentam em termos de last mile.