E se nos aviões todos os lugares fossem à janela?

 

windowlessSim, isto é para si que detesta ir sentado na coxia – ou pior, no meio! O britânico Centre for Process Innovation (CPI) encontra-se a desenvolver uma tecnologia baseada nos interfaces touch que irá eliminar as janelas dos aviões – mas que, ao mesmo tempo, irá trazer a vista para as nuvens para dentro dos aparelhos.

O “truque”, segundo o The Guardian, consiste no desaparecimento das janelas que darão lugar a ecrãs que irão revestir as paredes, possibilitando aos passageiros ver o que se passa no exterior graças às câmaras instaladas na superfície do avião – e desligar a “vista” se assim o desejarem – permitindo, ao mesmo tempo, consultar a internet e saber mais sobre as zonas que se está a sobrevoar.

Este é um conceito desenvolvido pelo CPI baseado na necessidade de diminuir o peso dos aviões, já que, ao eliminar as janelas da fuselagem, este diminui consideravelmente, possibilitando uma poupança de combustível num rácio de 0,75% para cada diminuição de 1% no peso.

O CPI é uma entidade de investigação científica, próxima do tecido empresarial britânico, que se dedica a desenvolver novos produtos e processos para diversos clientes.

Descubra mais sobre o projecto aqui:

Artigos relacionados