E se juntasse o melhor das compras online e offline? Live Video Shopping pode ser a solução
Live Video Shopping é um novo tipo de experiência de consumo que promete juntar o melhor de dois mundos: a conveniência do comércio electrónico e a personalização e toque humano da compra numa loja física. Numa altura em que o e-commerce cresce como nunca, esta pode ser a resposta para clientes cada vez mais exigentes, segundo aponta a agência Jelly.
Dedicada a marketing digital e comunicação, a Jelly lançou uma campanha através da qual desafia as marcas portuguesas potenciarem as suas vendas online com soluções de Live Video Shopping – por vezes também apelidado de nova geração do teleshopping. Com este tipo de formato, as marcas podem mostrar os seus produtos em directo e dar conselhos aos clientes, enquanto estes têm a oportunidade de conversar directamente com o “apresentador” (que pode ser um representante da insígnia ou um influenciador parceiro) e fazer compras sem deixar a transmissão.
«Estamos na era HX (Human Experience). No que diz respeito ao Live Video Shopping, o papel da Jelly é aconselhar as marcas e retalhistas sobre as soluções tecnológicas mais adequadas às suas necessidades, construir uma estratégia para atrair visitantes, optimizar a conversão durante os eventos e, sempre que possível, potenciar a reutilização dos vídeos dos eventos. Muitas vezes, o tráfego para o vídeo editado e republicado é maior que para o evento ao vivo», refere Gonçalo Malho, director-geral da agência.
Neste momento, esta solução tem particularmente peso na Ásia, com a HSBC and Qianhai Securities a estimar que o livestream e-commerce venha a representar cerca de 20% das vendas online da China em 2022. A Ocidente, empresas como Amazon, Facebook e Instagram já começam a oferecer soluções deste tipo, mas Portugal ainda fica de fora.
No entanto, há outras plataformas que podem ser usadas, como a Bambuser, segundo aponta a Jelly. Neste caso, os vídeos podem ser integrados nos websites das marcas para que quem está a assistir possa comprar no mesmo local.