E se fosse recompensado pelas horas que passa a ver séries?

Binge-watching já não é um termo novo, especialmente para os subscritores de plataformas de streaming de vídeo. Mas, agora, os espectadores que cedem à tentação de fazer maratonas de filmes e séries poderão ser recompensados pelas horas que passam em frente ao ecrã – pelo menos, se forem clientes da Hulu.

Uma das principais concorrentes da Netflix decidiu lançar um novo formato publicitário pensado para quem é fã de binge-watching. Quando alguém começa a ver o terceiro episódio consecutivo de um programa, aparece uma mensagem com o objectivo de premiar este comportamento: ao espectador é oferecida a hipótese de assistir ao próximo episódio sem qualquer tipo de anúncio publicitário ou de receber uma oferta personalizada de uma marca.

Segundo explica Jeremy Helfand, vice-presidente de Ad Platforms na Hulu, ao The Drum, um aspecto-chave desta experiência passa por recorrer a machine learning para prever quando é mais provável que os espectadores iniciem uma maratona. «A execução criativa oferece, então, mensagens contextualmente relevantes a partir das nossas marcas parceiras», nomeadamente Kellog’s, Maker’s Mark e Georgia-Pacific.

A Hulu está a trabalhar neste formato com a Publicis Media e espera disponibilizá-lo à generalidade das marcas na segunda metade do próximo ano. Para o início de 2020 estão previstas duas ondas de novos anunciantes, todos eles clientes desta agência.

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