E se deixasse o álcool de lado no início do ano? Esta campanha lança o desafio

“Em Janeiro, liga-te à vida” é o mote da nova campanha da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF), que pretende sensibilizar os jovens para os perigos relacionados com o elevado consumo de álcool, como a doença hepática alcoólica.

A campanha “Janeiro sem Álcool” decorrerá no primeiro mês de 2024, nas redes sociais da associação, e desafia os jovens a evitarem consumir bebidas alcoólicas no primeiro mês do ano – um espécie de resolução de Ano Novo. «Com este desafio, queremos apelar aos jovens portugueses para que adoptem um estilo de vida mais saudável, durante todo o ano. O consumo de bebidas alcoólicas por parte dos jovens, sobretudo relacionado com a vida social e nocturna, é muito preocupante», sublinha em nota de imprensa Arsénio Santos, presidente da APEF.

A associação cita ainda um relatório do SICAD – Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências, que conclui que, no ano passado, em cada 10 jovens de 18 anos, nove beberam álcool. O relatório alerta ainda que o consumo de bebidas alcoólicas está a aumentar entre os jovens desta faixa etária, sendo a sua prevalência mais expressiva no sexo feminino (86%), do que no masculino (84%).

A APEF lembra ainda que o elevado consumo de álcool traz graves consequências para a saúde, principalmente para o fígado. Alguns exemplos dessas consequências são a esteatose hepática (mais conhecida por fígado gordo), a hepatite alcoólica e a cirrose hepática; mas também consequências indirectas, como as resultantes dos acidentes de viação.

A campanha “Janeiro sem Álcool” ocorre em simultâneo em vários países, desde 2013. Em Portugal é a terceira vez que o desafio é promovido.

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