E se cumprisse as regras da estrada como cumpre o distanciamento?

E se os portugueses fossem tão bons a cumprir as regras da estrada como são a respeitar as recomendações de segurança relativamente à COVID-19? A questão é lançada pelo programa “100% Cool” na sua mais recente campanha de comunicação, que ambiciona ser também um apelo emotivo à adopção de comportamentos mais seguros ao volante do automóvel.

“Diminuir as mortes na estrada depende de ti” é o mote do trabalho de sensibilização que conta com o apoio da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviário (ANSR). Num vídeo de cerca de dois minutos, é pedido aos condutores para que cumpram o código da estrada com a mesma determinação com que ficam em casa durante o recolher obrigatório, mantêm a distância entre pessoas ou usam máscara na rua.

No caso da segurança rodoviária, os comportamentos determinantes passam pela utilização de cinto de segurança, atenção à sinalização e cumprimento dos limites de velocidade. Além disso, antes de entrar no carro, o único álcool que deve ser utilizado é o desinfectante.

Recorde-se que o “100% Cool” é um programa cuja missão é sensibilizar e premiar os condutores que apresentam 0,0 de taxa de álcool no sangue. Prevenção no combate à sinistralidade rodoviária relacionada com o álcool é o seu principal pilar.

Artigos relacionados