E se conhecesse o Algarve de uma ponta à outra sem sair da mesma mesa?
O chef Pedro Pinto acredita que é possível conhecer o Algarve à mesa. Foi com esta ideia em mente que desenhou o menu do restaurante Atlântico, cujas portas reabrem já no próximo sábado, dia 29, para dar a conhecer o Sul de Portugal de uma ponta à outra através da gastronomia.
Borrego no Tacho de Tavira, Polvo de Santa Luzia, Xerém com Halófitas da Ria Formosa, Cataplana da Raia Alhada de Olhão ou Chícharos de Estoi são algumas das sugestões. Juntam-se ainda outras propostas como Trigo Barbela com Frango Milharal da Guia, Ovo Azul Araucana 63º de Silves, “Cabidela” de Cogumelos da Serra de Monchique e Abóbora Queimada e Alcagoitas de Aljezur.
O menu é, cada vez mais vegetariano e, além disso, privilegia a utilização de produtos 100% biológicos. A ideia é respeitar os ciclos da natureza e de quem produz os ingredientes utilizados, recorrendo a hortas próprias, pequenos produtos e fornecedores locais.
“As raízes gastronómicas e os produtos tradicionais, alguns ingredientes quase caídos em esquecimento, da região algarvia continuam a ser os protagonistas nas criações do chef que gosta de evidenciar a riqueza e diversidade que existem num espaço geograficamente curto, mas que tem o melhor da serra e da costa”, aponta o Atlântico em comunicado.
Quem quiser provar mais do que uma das propostas de Pedro Pinto poderá optar pelo Menu de Degustação “Raízes com História”, composto por uma selecção do chef para a noite. Recorde-se, porém, que o restaurante do Vila Vita Parc serve tanto jantares como pequenos-almoços.