E se a Google desse mais espaço às mulheres?

Afinal, a inteligência artificial nem sempre é inteligente. Quem o diz é uma das protagonistas da campanha lançada pela Fundación Esperanza Pertusa, projecto de responsabilidade social da marca de moda Gioseppo.

“We want Google to modify its algorithm” é o mote da campanha, uma vez que o objectivo é precisamente que a Google altere o seu algoritmo, tornando mais visíveis algumas das principais referências científicas no feminino.

Segundo as meninas convidadas a participar na campanha, as mulheres que contribuíram para o avanço da Ciência e Tecnologia são esquecidas pelo principal motor de busca do mundo. Por isso, mesmo, está na altura de proceder às mudanças necessárias para que o interesse por estas áreas não seja exclusivo dos rapazes.

“É muito difícil encontrar referências femininas ligadas a carreiras STEM [Science, Technology, Engineering & Mathematics], especialmente através de uma das ferramentas de pesquisa de informação mais utilizadas em todo o mundo: o Google”, sublinha a fundação responsável pela campanha. “Hoje em dia, a internet mostra-nos uma imagem predominantemente desvirtuada da mulher”, acrescenta ainda a Fundación Esperanza Pertusa.

Esperanza Navarro, presidente da fundação, refere ainda que se é possível pagar para aparecer nos primeiros lugares dos resultados de pesquisa através do Google Adwords, também deverá ser fácil dar espaço a mulheres que possam ser modelos para outras mulheres.

Artigos relacionados