É possível medir influência através de data?
Atenção, marcas, empresas e utilizadores de todo o mundo: não tirem os olhos do ecrã agora porque ao longo deste artigo vamos demonstrar como é possível medir um grau de influência através de dados – ou data.
Arranca hoje uma rubrica semanal que apresentará um top 10 de influenciadores que tiveram mais impacto num determinado tema e num período de tempo específico. Como? Através de uma nova parceria com a Skorr, plataforma de Marketing de Influência, Inteligência Social e Media que aborda estas áreas, tanto do ponto de vista das marcas e agências como da perspectiva dos influenciadores.
Através da Skorr, e do seu avançado algoritmo, é possível calcular o score de cada influenciador com base na sua actividade (reações, desempenho e engagement) dando origem a um resultado que reflecte o seu nível de influência numa escala de 0 a 100. Adicionalmente, a plataforma permite também pesquisar uma keyword por data e país, de modo a conseguir perceber quem são as pessoas mais influentes sobre um assunto, tema ou categoria.
Na sua primeira edição, o “Top 10 Marketeer by Skorr” aponta ao futebol. Mais concretamente, ao jogo Benfica-Sporting da passada sexta-feira, dia 3 de Dezembro. O futebol é sempre um tema sensível, especialmente um dérbi. Contudo, clubes à parte, o que nos interessa hoje é mesmo a influência. Quem foram os influenciadores em destaque? Antes de darmos as respostas, temos que explicar as regras.
Para equilibrar a análise, foi criado um top de cinco influenciadores do SL Benfica e outro de cinco influenciadores do Sporting CP. É de salientar que esta análise foi aplicada a um período compreendido entre os dias 29 de Novembro e 6 de Dezembro, para assegurar um relato fidedigno do jogo no Instagram.
Quem diria que iriamos ver pessoas com perfis tão dispares na mesma análise? Consulte os nossos resultados, em baixo, e veja por si mesmo: