E os doentes não-COVID? Campanha lembra que a saúde é um direito de todos

Com o Serviço Nacional de Saúde (SNS) sobrecarregado com os casos de COVID-19, diversas associações portuguesas de doentes decidiram juntar-se para lançar uma campanha onde apelam ao acesso de todos aos cuidados de saúde, um “direito inscrito na constituição”.

“Para quem está doente, o tempo conta” é o mote da campanha, assinada pela agência criativa Circle, que lembra que “é fundamental garantir rastreios, consultas, exames, tratamentos e cirurgias para quem deles precisa”. A campanha está presente em mupis, multibancos, imprensa e digital.

Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca (AADIC), Associação Careca Power, Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), Evita – Associação de Apoio a Portadores de Alterações nos Genes Relacionados com Cancro Hereditário, Respira – Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e Outras Doenças Respiratórias Crónicas e Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) são as entidades que unem esforços nesta campanha, que conta ainda com o apoio da farmacêutica AstraZeneca.

«Por se tratar de um tema sensível, foi uma campanha muito desafiante. Por um lado, não queríamos diabolizar a pandemia, nem dizer que há doentes mais importantes que outros, porque não há! Mas, por outro, tínhamos de colocar o dedo na ferida, ou seja, dizer que nenhum doente pode ficar para trás, mesmo no momento de emergência médica que vivemos» afirma em nota de imprensa André Torrado, partner e director criativo da Circle.

«Visualmente, transpusemos este conceito com imagens de rostos que têm sobre eles os ponteiros de um relógio que vão apagando parte da cara, à medida que o tempo passa. Uma imagem poderosa que, acreditamos, dá ainda mais força a uma mensagem, já de si poderosa», completa Luís Wengorovius, partner e supervisor criativo da agência.

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