E o mercado interno?
Ricardo Florêncio
Director Editorial Marketeer
Editorial publicado na edição de Novembro de 2012 da revista Marketeer
Qualquer que seja o lado para onde nos viramos, lá está a solução para Portugal – o mercado externo.
Todas as empresas, todo o nosso esforço, todas as estratégias, deviam apontar para o mercado externo. Para a internacionalização, para a exportação. E até nós devíamos ser exportados!!! Não tenho dúvidas que o mercado externo é um dos caminhos a apontar para o nosso futuro, e uma grande janela de oportunidades. E a diversos níveis: quer internacionalizando a própria empresa, quer potenciando a competitividade para aumentar as exportações, quer descobrindo novos mercados para alargar os horizontes.
Mas, e o mercado interno? É desprezível? Deverá ser esquecido? Não conta? Tem estado em quebra, mas daí a ser tratado por alguns, como se não existisse, é uma grande diferença. É que até parece que quem se dedica ao mercado interno é um parente pobre de alguém, e nada percebe do assunto.
Somos 10 milhões. É verdade que cada vez somos menos, mas ainda somos 10 milhões. E são 10 milhões que necessitam de comer, de se vestir, de se movimentar, de viver! E consomem!
Ainda bem que existem algumas empresas resistentes que se dedicam ao mercado interno. E para surpresa de muitos, têm sucesso. São empresas saudáveis. Fortes. Até, imagine-se, têm a ousadia de ter perspectivas de crescimento e de serem exemplos a seguir. Afinal, existe mercado interno.