É favor incomodar: Festival online apoia artistas e técnicos em tempo de crise
Já arrancou a segunda edição do Please Disturb Festival, evento que tem como missão promover e apoiar a cultura através de actuações transmitidas via livestreaming no YouTube, Facebook e Instagram. Com organização a cargo do Bar das Cardosas e do InterContinental Porto, conta agora com a União Audiovisual como parceira.
Até ao próximo dia 28, haverá concertos de diferentes estilos musicais, uma das novidades desta nova edição. Jazz, Pop Rock, Música Brasileira e Blues serão alguns dos universos explorados por artistas como Frank Maurel, Fernanda Moreira e Pedro Ferreira, Angelo B, Stupid Cupids ou Sérgio Guri.
Spoken Words é outra das novidades. O Please Disturb Festival terá dias dedicados à palavra com actores a declamar poemas, estando já confirmada a participação de Mariana Silva, Rodrigo Festas, Inês Fonseca e Paulo Morais.
“Esta iniciativa tem como principal objectivo promover o talento local e ajudar a cultura, que tem sido um dos sectores mais afectados pela pandemia, e os artistas que têm atravessado inúmeras dificuldades”, explica a organização em comunicado. Por isso mesmo, o sistema de donativos implementado na primeira edição mantém-se: quem está a assistir às actuações pode contribuir via MB Way ou transferência bancária.
Do valor angariado, 25% será doado à União Audiovisual que irá converter os fundos em bens alimentares para distribuir por técnicos, artistas e músicos em dificuldade. O restante será dividio pelos artistas e técnicos que dão vida ao festival.
Para incentivar os donativos, O InterContinental Porto vai sortear todas as semanas uma noite com pequeno-almoço incluído num dos novos quartos do hotel, prontos a partir de Junho. Por cada cinco euros doados, será atribuído um bilhete para o sorteio.