É dos que costuma carregar o telemóvel à noite? Saiba por que não o deve fazer
Carregar o telemóvel à noite é uma prática tão comum e aparentemente inofensiva. Contudo, não é bem assim. Esta prática pode esconder uma série de inconvenientes que afectam tanto a longevidade do aparelho quanto a sua própria segurança e bem-estar.
Embora os avanços na tecnologia das baterias tenham ajudado a combater alguns riscos, ainda existem razões convincentes para reconsiderar este hábito.
Isso porque muitos dos smartphones que chegaram ao mercado nos últimos anos possuem carregamento inteligente.
A degradação da bateria é uma preocupação real e, embora as modernas sejam projectadas para parar de carregar quando atingem 100%, mantê-las conectadas por longos períodos em estado totalmente carregado pode sujeitá-las a um stress desnecessário.
Um stress que resulta num desgaste acelerado da bateria, reduzindo a capacidade de armazenar energia a longo prazo e encurtando a vida útil. Além disso, carregar o telefone a noite toda pode gerar calor excessivo, especialmente se forem usados carregadores ou cabos de baixa qualidade ou não certificados.
Esse calor não afecta apenas a bateria, mas também pode danificar outros componentes internos do telefone, afectando o desempenho e a estabilidade. Em casos extremos, o superaquecimento pode até causar incêndios , representando um sério risco à segurança.
Outro factor a levar em conta é o impacto no meio ambiente. Deixar o telefone conectado consome energia desnecessariamente, mesmo que em pequenas quantidades.
Em grande escala, tendo em conta os milhões de pessoas que o fazem, este consumo fantasma contribui para o desperdício de energia, agravando o problema das alterações climáticas.
É claro que carregar o telefone à noite é cómodo, pois assim garante que no dia seguinte terá bateria e não precisa ficar preocupado e preso a um cabo nos horários do dia em que realmente não combina com você.
Mas, se quiser proteger o dispositivo tente carregar o telefone antes de ir para a cama, enquanto prepara o jantar ou vê televisão.
Outra opção é continuar a carregar o aparelho à noite, mas comprar um carregador inteligente que pare quando a bateria estiver cheia , um investimento que pode não parecer necessário a princípio, mas que certamente será conveniente.