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É diretor de marketing ? tome atenção a este estudo
O Publicis Groupe, através da sua equipa de estratégia OneStrategy, apresentou o relatório “Marketing Outlook 2025”, uma análise da evolução do setor em Espanha com o objetivo de ajudar os diretores de marketing a tomar decisões. O estudo, baseado em inquéritos quantitativos a gestores de marketing e representantes dos media, bem como em entrevistas com especialistas, oferece uma visão dos desafios e oportunidades que irão moldar o futuro da indústria.
Entre as conclusões do estudo, destaca-se como a necessidade de apresentar resultados a curto prazo está a pesar sobre todas as iniciativas que criam valor a médio e longo prazo. Da mesma forma, o relatório destaca como todas as iniciativas relacionadas com meios recentemente digitalizados, como CTV, Digital OOH ou áudio digital, estão a crescer fortemente, liderando o crescimento futuro do investimento, com valores entre 6 e 10%.
Olhando para um futuro mais imediato, o relatório detecta uma clara tendência para se focar em temas como a IA, a personalização ou o branded content, embora sejam marcantes as diferenças entre o que é considerado importante e onde está realmente comprometido do ponto de vista orçamental, gerando um fosso considerável entre ambas as magnitudes.
O relatório analisa também em profundidade temas como os meios de retalho, os dados ou a estratégia de marca, o mundo audiovisual e, claro, a atenção, que se revelam como grandes eixos sobre os quais se centrarão as preocupações dos diretores de marketing no próximo ano.
O relatório observa consenso nas expectativas de queda dos investimentos em suplementos, revistas e jornais. Os anunciantes apresentam, de um modo geral, uma perspectiva menos entusiasta sobre o futuro do investimento na maioria dos meios de comunicação inquiridos. No entanto, a exceção à regra é a esfera digital, onde mostram uma opinião muito mais viva do que os media.
No que diz respeito às disciplinas digitais, os inquiridos estão confiantes nos desenvolvimentos positivos em todas as categorias, destacando a televisão conectada, o DOOH, o vídeo online e os influenciadores como áreas de especial interesse e potencial crescimento. Mesmo numa situação de crescimento generalizado, pode-se concluir que a exibição digital poderá registar um aumento de investimento muito mais modesto do que o resto, tal como na investigação, constituindo assim duas categorias em que, embora o investimento aumente, fá-lo-á de forma discreta.