E depois do Dia da Mulher? Projecto mostra jornais desportivos sem atletas femininas
No Dia Internacional da Mulher, multiplicam-se as campanhas e as acções para mostrar a importância do sexo feminino nas mais variadas áreas da sociedade. Mas o que é que acontece nos restantes dias do ano? A Havas Lisboa e o grupo Raparigas da Bola procuraram responder a esta pergunta através da análise a jornais desportivos precisamente um dia depois de se assinalar esta data de luta pelos direitos das mulheres.
O resultado? Olhando para todas as notícias publicadas em três jornais desportivos portugueses, no passado dia 9, percebe-se que as mulheres não têm espaço nas suas páginas. Para demonstrar a falta de visibilidade dada às atletas femininas, nasceu a iniciativa #ElasTambémJogam.
Segundo a agência Havas, consiste em transformar todas as notícias publicadas nestes jornais, no dia 9 de Março, num gráfico dividido em duas cores: uma para os homens e outra para as mulheres. A imagem que surgiu deste trabalho foi enviada a jornalistas, influenciadores digitais e atletas para que pudessem partilhar o resultado e amplificar o alcance da acção.
“As marcas dos jornais foram tapadas por um autocolante que nos convoca a partilhar notícias de atletas femininas, através do hashtag da campanha”, explica ainda a agência em comunicado, deixando claro que o objectivo não é criticar determinado jornal, mas sim promover o debate sobre o assunto.
Segundo Marta Faria, fundadora do Raparigas da Bola, «mais visibilidade gera mais interesse do público, que desperta interesses de marcas, que gera investimentos e consequentemente volta a gerar visibilidade».