e-Commerce em Portugal vale 75 mil milhões de euros
O comércio electrónico em Portugal tem vindo a crescer nos últimos anos e ascendeu aos 75 mil milhões de euros em 2017, o que representa mais de 40% do Produto Interno Bruto (PIB) do País.
Os dados foram apurados no mais recente estudo da ACEPI, “Estudo da Economia Digital em Portugal”, desenvolvido em parceria com a International Data Corporation (IDC). Deste valor, a maior percentagem advém do e-commerce Business-to-Business (B2B), que representa mais de 70 mil milhões de euros. Quanto ao Business-to-Consumer (B2C), cifra-se em 4,6 mil milhões de euros.
Trata-se de um aumento face a 2016, tendo o comércio digital B2B crescido 11,1%, ao passo que o B2C cresceu 11,3%. A título de comparação com o ano de 2010, o peso do e-commerce duplicou e, nas estimativas para 2025, perspectiva-se que venha a alcançar os 140 mil milhões de euros.
Relativamente à utilização da internet em Portugal, 76% dos portugueses usufrui desta tecnologia e 38% faz compras através deste meio. Relativamente à compra, a maioria opta por utilizar o computador pessoal para este processo. Em termos de preferências, 90% dos internautas opta por sites estrangeiros, sendo o AliExpress o preferido dos portugueses.
Quanto aos produtos, vestuário e acessórios de moda (57%) e equipamentos de telecomunicações móveis e acessórios (52%) são os mais adquiridos.
No que respeita ao método de compra, 90% dos compradores inquiridos afirma já ter utilizado a transferência bancária. A opção seguinte mais procurada é o multibanco (74%), cartão de crédito (68%), MB Net/MB Way (42%) e PayPal (41%).
De forma a dinamizar o tecido empresarial português no que concerne a transformação digital, a ACEPI pretende que 50 mil micro empresas e PME ganhem presença neste meio uma vez que, actualmente, apenas 41% das empresas portuguesas está presente no online. Para tal, a ACEPI vai lançar, em conjunto com a Confederação do Comércio e dos Serviços de Portugal (CCP), a iniciativa ComércioDigital.pt, que consistirá em 150 sessões de informação pelo País de forma a sensibilizar os empresários para as potencialidades da Economia Digital.
Texto de Rafael Paiva Reis