E-commerce em Portugal deverá aumentar 20% em Dezembro
A pandemia tem mudado alguns hábitos de consumo, com reflexo no crescimento do e-commerce e dos pagamentos digitais. De acordo com a euPago, as compras efectuadas por meio electrónico deverão atingir dois mil milhões de euros em Portugal no mês de Dezembro, mais 20% em relação ao mesmo período do ano passado.
«Considerando o impacto do factor pandémico no crescimento do comércio electrónico e as boas práticas de pagamentos incutidas pelos mercados financeiros, acreditamos que, perante todas as adversidades, os vários agentes económicos estão a conseguir dar resposta às necessidades com resiliência, eficiência e segurança e isso está a reflectir-se, claramente, no aumento do volume de transações de e-commerce desde o início da pandemia», afirma em nota de imprensa Mónica Pedro, directora Financeira da euPago.
A euPago analisou ainda os dados de transações pagas por Multibanco e MBWay nos meses de Novembro e Dezembro dos últimos três anos. De acordo com a empresa, no Multibanco, o volume de transações aumentou em média cerca de 4,7% no mês de Dezembro em comparação com o mês anterior e o valor médio de cada transacção passou de 108,4 euros em 2017, para 117,6 euros em 2019.
Nas transacções pagas por MBWay, o cenário aponta para um aumento de 6,8% do número de transacções no mês de Dezembro dos últimos três anos, sendo que o valor médio de cada transacção passou dos 29,7 euros em 2017 para os 36,43 euros em 2019.