e-Commerce cresce 58% no primeiro trimestre

O volume de negócios global oriundo do comércio digital cresceu nos primeiros três meses deste ano, registando-se um aumento de 58% quando comparado com igual período de 2020.

Este número deriva do aumento do tráfego online (27%) e pelo crescimento dos gastos online dos consumidores (31%). Os dados são relatório Q1 Shopping Index, da Salesforce, que resulta de dados recolhidos de mais de mil milhões de compradores.

As categorias que mais cresceram face ao primeiro trimestre de 2020 foram a de artigos desportivos (+101%), electrodomésticos (96%) e malas de luxo (95%). Em sentido oposto, as categorias com menor crescimento neste período são as de roupa desportiva (42%), decoração e artigos para o lar (40%) e bolsas e malas comuns (8%).

«O crescimento do comércio digital durante o primeiro trimestre é um sinal de que os retalhistas necessitam de continuar a dimensionar os seus investimentos no digital, enquanto reorientam a experiência em loja. Em última análise, as lojas devem oferecer um equilíbrio entre experiências imersivas e sem contacto, para dar resposta às diferentes necessidades dos consumidores», explica Rob Garf, vice-presidente e director-geal de Retail da Salesforce.

Este relatório destaca ainda a utilização de dispositivos móveis no e-Commerce, cujo tráfego mais do que duplicou face aos computadores, onde também houve um aumento do tráfego, embora menos expressivo. O gasto médio global também aumentou, em comparação com 2020, embora tenha caído em todo o mundo desde o segundo semestre do último ano.

Artigos relacionados