E as marcas mais escolhidas em Portugal são…

A marca preferida dos consumidores portugueses pode não ser aquela que, de facto, levam para casa. Por vezes, seja pela dificuldade em encontrar determinado artigo ou pelo preço do mesmo (entre outros factores), a decisão final pode recair sobre outra opção e são essas compras efectivas que a Kantar analisa no seu mais recente estudo.

De acordo com o Brand Footprint da Kantar, a Mimosa é, pelo oitava vez consecutiva, a marca de Grande Consumo mais escolhida pelos consumidores em Portugal: foi retirada das prateleiras 34 milhões e vezes, no último ano. Seguem-se Compal e Gresso, ambas retiradas das prateleiras 13 milhões de vezes.

O top 10 conta ainda com a Delta (12 milhões de vezes), Terra Nostra (12), Nobre (11), Renova (11), Milaneza (10), Activia (10) e Agros (9). Em relação ao ranking anterior, a Mimosa é a única que mantém a sua posição. Por outro lado, Compal, Delta, Terra Nostra e Renova subiram um lugar face a 2018. A Activia subiu dois lugares.

Já a Gresso, Milaneza e Agros apresentam uma quebra de uma posição em relação ao ranking de 2018. A Nobre foi a marca que mais desceu no top 10: menos dois lugares.

A Kantar esclarece que o ranking Brand Footprint mede quantas vezes as marcas FMCG são compradas no ponto de venda, considerando quantos lares compraram cada marca e quantas vezes o fizeram durante um ano.

Entre as 50 marcas mais escolhidas em Portugal, a Gallo foi a marca que mais cresceu em Consumer Reach Points – CRPs (31%), o que lhe permitiu subir 15 posições no ranking, situando-se agora na 25.ª. As águas de Penacova correspondem à segunda marca que mais cresceu, saltando para a 33ª posição.

Marcas como Cemporcento, Activia, Terra Nostra, Dolce Gusto, Pedras Salgadas, Fula e Bimbo cresceram entre 10% e 20 por cento em CRPs.

A Kantar indica ainda que, apesar de a maior parte das marcas presentes no top 50 serem de alimentação e bebidas, existem também marcas de higiene e beleza e de cuidado do lar. A Colgate e Nivea são as únicas marcas de higiene e beleza presentes nos primeiros 50 lugares e as mais escolhidas em Portugal neste setor: 11.º e 15.º lugar, respetivamente. Destaque ainda Skip e Dodot, que entraram este ano para o top 50, ficando respectivamente em 47.ª e 49.ª posições.

«Com o objectivo de fortalecer a construção de marcas fortes, aquelas que crescerem com os seus consumidores, aumentado o seu alcance, serão as marcas essenciais que ocuparão o seu lugar de destaque na mente dos consumidores, mas também, nos distintos canais de compra», afirma Marta Santos, Manufacturers Sector director na Kantar.

Coca-Cola é lider mundial

Os dados globais do mesmo estudo apontam a Coca-Cola como a marca mais escolhida em todo o planeta. Logo depois surgem a Colgate, Maggi, Lay’s e Lifebuoy. O top 10 conta ainda com a Pepsi em sexto lugar, à frente da Sunsilk, Dove, Indomie e Nescafé.

Segundo a Kantar, apenas três marcas viram a sua penetração global crescer 1% ou mais, nomedamente Pond’s, Vim e Brooke Bond. No geral, as marcas globais viram os CRPs crescer uma média de 2% em 2019, o que compara com 0% em 2018. No entanto, não é suficiente para ultrapassar as marcas locais, cujos CRPs saltaram 3,1%.

As marcas globais respondem por uma em casa três escolhas dos consumidores em todo o Mundo, ao passo que marcas locais ou regionais são responsáveis por dois terços das marcas que acabam no carrinho de compras.

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