E as marcas de retalho mais valiosas do Mundo são…

A Amazon é, de longe, a marca de retalho mais valiosa do Mundo. É também a primeira a ultrapassar a marca dos 200 mil milhões de dólares, tendo mesmo chegado aos 220 mil milhões após uma subida de 17,5% em relação ao ano passado. A cadeia de supermercados Walmart surge em segundo lugar, mas a uma distância considerável, uma vez que a avaliação se fica pelos 77,5 mil milhões de dólares.

The Home Depot, Taobao.com, TMall, Lowe’s, CVS, Costco, IKEA e Alibaba completam o top 10, o que significa que a maioria das marcas de retalho mais valiosas são norte-americanas ou chinesas. A sueca IKEA é a única excepção.

Quanto ao ranking das marcas de retalho mais fortes, a Amazon volta a surgir em primeiro lugar. de um total possível de 100 pontas, conseguiu conquistar 89,1. Seguem-se Taobao.com, TMall, eBay, Mercadona, The Home Depot, Coles, E.Leclerc, JD.com e Woolworths.

Neste caso, já se nota uma diversidade geográfica maior, com destaque para o Mercadona, o primeiro retalhista europeu a surgir na lista. Embora esteja presente em apenas dois mercados (Espanha e Portugal), o Mercadona garantiu um lugar por entre as mais fortes do sector a nível mundial, estreando-se no top 10.

A Brand Finance conclui ainda que as marcas de comércio electrónico deverão crescer devido ao COVID-19, ao passo que as retalhistas do sector automóvel estarão entre as mais afectadas pela pandemia. «O tamanho e a diversidade do sector do retalho faz com que as marcas sejam inevitavelmente afectadas de formas difrentes pelos COVID-19», sublinha Richard Haigh, managing director da Brand Finance.

Artigos relacionados