Duolingo quer superar o TikTok com matemática
O segredo do Duolingo para “roubar” utilizadores ao TikTok é… matemática. A plataforma digital dedicada ao ensino de novas línguas através de uma estratégia de gamificação aponta, agora, aos exercícios de matemática. E, segundo o seu fundador e CEO, Luis von Ahn, esta poderá ser a forma ideal para chamar a atenção dos mais novos.
«Construir escolas físicas à volta do mundo custaria biliões. Com os smartphones podemos chegar a dois terços da população humana», conta Luis von Ahn, em declarações à BBC News. «Mas o problema com os smartphones é que são um pau de dois bicos – eles também vêm com coisas que interrompem, como o TikTok», acrescenta.
A intenção será, por isso, oferecer um produto de qualidade que junte conhecimento com diversão para aliciar os mais novos a passarem o seu tempo no Duolingo em vez de dedicarem várias horas ao TikTok. Até porque o Duolingo não olha para outras plataformas de educação como os seus únicos rivais: também as aplicações de entretenimento como o TikTok ou, até, o Instagram são encarados como concorrência.
De acordo com o fundador do Duolingo, os pais vêem esta plataforma como tempo de ecrã produtivo – ou seja, se os filhos têm mesmo de estar no telemóvel, o melhor é que aprendam alguma coisa pelo meio. «Podíamos acrescentar coisas que não têm valor educativo, só para manter as pessoas envolvidas, mas escolhemos não o fazer.»