Duarte Roquette (BAR Ogilvy): «Sempre que dou comida às galinhas tenho ideias»
Galinhas e Marketing não são palavras que habitem regularmente na mesma frase, a menos que o assunto em causa seja o mais recente projecto de Duarte Roquette, director de Estratégia da BAR Ogilvy. O profissional criou uma plataforma online onde pretende partilhar dicas sobre estratégia e o nome escolhido para a nova aventura é Chicken Raiser Strategist.
Mas porquê galinhas? «Porque é na horta e nas galinhas que, muitas vezes, encontro as soluções para os desafios das marcas», conta o estratega em entrevista à Marketeer.
Sob a forma de vlog, o projecto chega em inglês para que os conteúdos não fiquem limitados a apenas parte da população mundial. A ideia é que possa contribuir para de alguma forma alimentar a discussão em qualquer continente, mostrando que é necessária uma abordagem mais holística e estruturada que vá ao encontro daquilo que os clientes realmente precisam e procuram.
O que nasceu primeiro: a ideia de criar um vlog ou a vontade de falar sobre um tema em particular?
Ambas as ideias nasceram ao mesmo tempo mas, na verdade, o que nasceu primeiro foi a vontade de repensar a minha presença online porque me sentia como um personal trainer (PT) gordo: com uma presença digital descuidada, sem posicionamento pessoal, desintegrada e sem identidade.
E, por falar em tema, em que consiste exactamente o Chicken Raiser Strategist? Que conteúdos podemos esperar?
É uma mistura entre um vlog de estratégia e um vlog sobre a vida numa micro quinta. Porque é na horta e nas galinhas que, muitas vezes, encontro as soluções para os desafios das marcas. É desses pensamentos laterais que irão nascer os conteúdos do site, da página no Facebook, Instagram e LinkedIn. Um bom exemplo disso é o vídeo sobre como usar intel para encontrar oportunidades durante a Covid-19, que foi lançado no dia 12 deste mês. Conteúdos sobre temas sérios, pesados e complicados apresentados de forma leve, simples e com exemplos de galinhas.
Qual é o objectivo do projecto? Há metas estabelecidas que gostaria de alcançar?
O projecto tem três objectivos. O primeiro é autodesenvolvimento, porque me obriga a testar, na pele, o tipo de coisas que faço diariamente para as marcas, desde a estratégia de posicionamento à promoção. O segundo é entrar a 100% na cultura digital (e não ser apenas teórico), explorando formatos de relação, modelos de criação de conteúdos, estratégias de redes sociais, e-commerce, etc. O terceiro é simplesmente divertir-me. Quando acabei o primeiro vídeo senti-me literalmente como quando tinha 20 anos.
Numa altura em que o leque de formatos de comunicação disponíveis é tão alargado, porquê um vlog?
Porque sinto uma atracção pessoal pelo vídeo e porque acredito que nos próximos tempos será o formato de eleição. A nossa capacidade de atenção já é menor do que a de um peixinho dourado e, cada vez mais, preferimos conteúdos de vídeo tipo snack. Conteúdos curtos, dinâmicos e com uma boa dose de interesse, entretenimento ou, idealmente, os dois.
Todos os conteúdos são em inglês. Porquê?
Gosto da ideia de poder fazer chegar estes conteúdos aos quatro cantos do Mundo sem ter de sair de casa.
De que forma a sua experiência profissional se reflecte neste novo projecto?
De forma simbiótica. Como Chicken Raiser Strategist posso ser experimentalista e errar. Como director de Estratégia da Bar Ogilvy tenho de ser profissional e eficaz. O primeiro abre-me os horizontes e o segundo mantém-me focado no que são as necessidades das marcas. Para além disso, o Chicken Raiser Strategist acaba por promover a agência através do seu site e redes sociais e a agência tem-me dado apoio e motivação para avançar com o projecto. É uma relação super simples.
Há planos de expansão para o Chicken Raiser Strategist?
Claro! Sempre que dou comida às galinhas ou vou buscar ovos tenho ideias de expansão. Mas, para já, preciso de consolidar o projecto. Sendo que estou cheio de vontade de trazer o Chicken Raiser Strategist para o TikTok e para o e-commerce.
Texto de Filipa Almeida